Conjuntos para alugar
Quem está buscando conjuntos comerciais para alugar para as futuras instalações do seu negócio, encontra ótimas opções de imóveis para locar. Isso porque o Brasil revela um público bem diversificado.
Como na maioria dos grandes centros urbanos tem fluxo elevado de trânsito nos horários de pico, mas a vantagem é que a maioria dos ônibus não precisa transitar junto com os carros nas ruas que cortam a cidade.
Os eixos do transporte público foram pensados para desafogar o excesso de carros em longos deslocamentos. Os ônibus de Curitiba transitam por linhas de vias expressas exclusivas e possuem estações tubo próprias para embarque e desembarque.
O clima é classificado como "subtropical úmido". É mais frio se comparado à maioria das outras cidades e capitais do país. A proximidade com o mar evita dias de calor intenso no inverno e ocasiona bastante chuva praticamente o ano todo.
Uma característica marcante e comum nos dias curitibanos é de fazer "todas as estações no mesmo dia", isso porque podem ocorrer no mesmo dia mudanças bruscas de temperatura e clima, como uma manhã fria e com neblina, uma tarde muito ensolarada e uma noite chuvosa. Enquanto na maioria das regiões a primavera-verão as mulheres usam com saias, regatas, vestidos e etc, em Curitiba as lojas vendem muito moda outono-inverno. Blusas, jaquetas, cachecóis, casacos, luvas e botas são trajes comuns e desfilados no dia a dia do curitibano.
Mas faça chuva ou sol, nada impede o Curitibano de aproveitar o que a cidade oferece de melhor. Afinal, a cidade oferece lindos parques, praças, restaurantes maravilhosos para todos os bolsos, shoppings para todos os gostos e baladas para todos estilos.
Portanto, se você está procurando salas comerciais para alugar em Curitiba, pesquise! Certamente você irá encontrar a sala comercial em Curitiba ideal para abrir o seu negócio.
Trabalhar Home Office ou alugar conjunto comercial?
O número de microempreendedores individuais no país deu um salto nos últimos, com a facilidade para a regulamentação, isso gerou também um aumento no número de pessoas que trabalham em casa e o surgimento de novas empresas.
Mas o que é melhor: trabalhar Home Office ou alugar conjunto comercial?
Isso vai depender do tamanho e do perfil do seu negócio. Se você está começando com um trabalho paralelo ao seu emprego, ou precisa apenas de um computador ou notebook para colocar a mão na massa, trabalhar Home Office pode ser uma boa opção. Mas se você já passou dessa fase, seu negócio expandiu e precisa de um lugar mais espaçoso que comporte máquinas e equipe, o melhor a fazer é alugar um conjunto comercial.
Trabalhar Home Office parece um sonho, não é mesmo? Não precisa pegar trânsito, pode usar roupas informais, há uma economia com alimentação, locação de imóvel, manutenção e ainda a possibilita dividir melhor o tempo com a família.
Porém, nem tudo são flores! Para trabalhar Home Office é necessário muita disciplina, pois há muitos fatores que podem tirar a sua atenção e até prejudicar nas entregas e resultados. Bichinhos de estimação, filhos, TV, som, internet, podem colaborar para a desconcentração durante o seu horário de trabalho em casa.
Com isso, a hora do fim expediente também deve ser comprometida. A má organização na rotina e na divisão do tempo, pode fazer com que trabalhe até altas horas. Além disso, se você pretende trabalhar Home Office, ponha no papel outros custos que podem aumentar, como o de energia, afinal, você irá ficar o dia inteiro em casa com aparelhos ligados.
Já para quem precisa alugar um conjunto comercial, o ideal é ver o tamanho do ambiente, se comporta a equipe e máquinas, como é o comércio na região, ou seja, se há restaurantes, farmácias, estacionamento, etc, até mesmo para suprir as necessidades dos funcionários e atrair clientes.
Outros pontos importantes são avaliar como é o transporte para a região se o aluguel cabe no seu bolso. Portanto, avalie o perfil do seu negócio e pesquise! Certamente você irá encontrar um conjunto comercial em Curitiba ideal para abrir o seu negócio.
Dicas de decoração para a sua sala comercial
Muitas dúvidas surgem na decoração de uma sala comercial mas todo mundo concorda que precisa ser um ambiente agradável, afinal os funcionários passarão a maior parte do seu tempo lá e clientes irão visitá-la.
A decoração da sala comercial precisa inspirar ideias, com espaços para reuniões onde possivelmente serão fechados vários negócios. Investir em iluminação, em móveis funcionais e em adornos versáteis são algumas das ideias de decoração para uma sala comercial.
Ao pensar na decoração para uma sala comercial é preciso levar em conta o segmento, estilo da empresa e a imagem que ela pretende passar para seus colaboradores e clientes.
Os escritórios de advocacia, por exemplo, geralmente buscam uma imagem mais séria, sofisticada, por isso são usados, tanto nas paredes como no mobiliário, tons mais neutros, sóbrios, que tranquilizam o ambiente.
As agências de publicidade, podem ser menos formais e abusar das cores vibrantes, afinal as cores também ativam a criatividade. Já a decoração de um escritório de arquitetura pode ser mais moderna e ousada, o que vai transmitir credibilidade para aqueles que pretendem contratar seus serviços.
Vale investir em tapetes, sofás, poltronas, quadros, gravuras, com cores e texturas, que harmonizem com as paredes e deixam o ambiente ainda mais acolhedor. Vasos e plantas também são ótimos para compor a decoração de uma sala comercial. Acabamentos como pisos, revestimentos, portas, fechaduras, peças de banheiro, também podem ser mais refinados e dar um charme e elegância na composição da sua sala comercial.
O importante é que todas as salas comerciais em atividade sejam organizadas, limpas, com espaços para arquivar documentos e guardar coisas, ao invés de deixá-las espalhadas em cima das mesas, para isso os armários, estantes, gaveteiros e cestos de lixos cumprem seu papel. Atenção especial na escolha das mesas e cadeiras que devem ser ergonômicas para proporcionar conforto e bem-estar aos funcionários.
Que tal escolher uma sala comercial e tirar os planos do seu negócio próprio do papel? Pesquise aqui e encontre o imóvel ideal para você.
Estações de trabalho para sala comercial
Muitos detalhes envolvem a decoração de uma sala comercial, como o projeto, cores, móveis, elementos decorativos, acabamentos, enfim, há uma infinidade de coisas que podem tornar o ambiente bonito e agradável.
Mas não basta a criação de um escritório lindo, a decoração também precisa levar em conta a ergonomia, por isso o cuidado na escolha das estações de trabalho para uma sala comercial é imprescindível.
É nas mesas que serão desenvolvidas a maioria das atividades pelos colaboradores. A altura do usuário impacta da escolha do modelo, ou seja para os funcionários que medem mais que 1,75cm a altura da mesa deverá ser de 750mm (medida padrão).
Ter espaço sobrando na mesa também é importante, por isso, deve-se considerar tudo o que ficará sobre ela como monitor, notebook, CPU, impressora, porta-lápis, etc. Há modelos de mesas que contam com espaços e furos para os fios e instalações, o que contribui para um ambiente mais organizado e seguro.
As cadeiras devem ter alturas ajustáveis para que as coxas fiquem paralelas ao chão e as panturrilhas a aproximadamente 2 ou 3 cm do início da cadeira. As bordas devem ser arredondadas, desta maneira o peso do corpo será bem distribuído e a circulação sanguínea favorecida. A coluna lombar deve ficar apoiada, para isso a cadeira deve ter ajuste de altura e de inclinação, auxiliando na sustentação do peso sobre a coluna, evitando dores e desconforto.
Além disso, deverá ter apoio para os braços ajustável tanto na altura, quanto na largura permitindo que pessoas maiores possam aumentar o espaço da largura da cadeira. Este apoio é necessário apenas para a realização de algumas atividades, como trabalho no computador, para que o funcionários possa apoiar os braços de tempos em tempos para descansar.
As cadeiras devem ter 5 pés e rodízios com estabilidade, para evitar quedas, revestimento estofado, permitindo a eliminação do suor, e amortecedores para evitar impactos na base da coluna, que podem provocar dores de cabeça, na coluna e na visão.
Alugar sala comercial, dicas para fazer o melhor negócio!
Você está decidido! Vai alugar uma sala comercial para investir no sonho de ter a sua própria empresa!
Antes disso, confira as nossas dicas para fazer o melhor negócio na hora de alugar um imóvel comercial.
Ao pesquisar salas comerciais para alugar, tenha em mente o que realmente precisa como o tamanho do imóvel, número de ambientes, sala de reuniões, banheiros, cozinha e se for imóvel antigo, verificar até como funcionam os serviços básicos como água, luz, cabeamento de telefone e internet. Claro que adaptações podem surgir no meio da busca, mas saber o que você quer já é um ótimo ponto de partida.
Faça uma também uma pesquisa pelas possíveis regiões onde você pode instalar a sua empresa. É necessário analisar com cuidado itens como a localização, transporte público, comércio local, se há empresas concorrentes na mesma região, se há empresas de outros
nichos que atraem o mesmo tipo de público que sua empresa, se o acesso é adequado, se há estacionamento para carros, além de lugar para carga e descarga de mercadorias.
Pesquise os valores dos aluguéis e compare entre imóveis similares, lembre-se que o tamanho, a localização, o tempo de construção, padrão do imóvel e itens como ar condicionado, elevador, acabamentos refinados e vagas na garagem, são fatores que podem deixar o aluguel mais elevado.
Escolhido o imóvel ideal, analise se aluguel cabe no seu bolso, ou melhor se o valor do imóvel condiz com a realidade financeira da sua empresa. Se for em condomínio, não esqueça de considerar as taxas e também os gastos com móveis, decoração, instalações e até reparos. Não é proibido sonhar alto desde que mantenha os pés no chão.
Com a sala comercial definida, fique atento às todas as cláusulas do contrato de locação para no futuro não ter problemas que possam afetar o funcionamento da sua empresa. Nesse momento, leve em conta as multas rescisórias altas ou contratos com prazos de duração muito longos. Isso pode não ser interessante caso você precise se mudar em curto espaço de tempo, por exemplo. Como proceder com as adaptações e reformas também não devem ser descartadas.
Definições Legais:
Centro Comercial
Portaria 424/85 de 5 de Julho
Entende-se por Shopping Center ou Centro Comercial todo o empreendimento comercial que reúna cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Possua um número mínimo de 12 estabelecimentos e uma área bruta mínima de 500 m2, devendo estes na sua maior parte exercer atividades comerciais diversificadas e especializadas, de acordo com um plano previamente delineado;
b) Todas as lojas deverão estar instaladas num único edifício ou em edifícios contíguos interligados, devendo estes possuir zonas comuns por onde prioritariamente se fará o acesso às lojas nele implantadas.
c) O conjunto do empreendimento terá de possuir unidade de gestão, entendendo-se por esta implementação, direção e coordenação dos serviços comuns técnico-comerciais, bem como a fiscalização do cumprimento de toda a regulamentação interna.
d) O regime de funcionamento (abertura e encerramento) dos diversos estabelecimentos deverá ser comum, com excepção dos que, pela especificidade da sua atividade, se afastem do funcionamento usual das outras atividades instaladas.
Conjunto Comercial
Decreto-lei 10/2015 de 16 de Janeiro (RJACSR)
Artigo 2.º - Aprovação do regime jurídico de acesso e exercício de atividades de comércio, serviços e restauração
É aprovado em anexo ao presente decreto -lei, que dele faz parte integrante, o regime jurídico de acesso e exercício de atividades de comércio, serviços e restauração (RJACSR).
ANEXO (a que se refere o Art. 2.º)
Artigo 2.º, alinea m) «Conjunto comercial», o empreendimento planeado e integrado, composto por um ou mais edifícios nos quais se encontra instalado um conjunto diversificado de estabelecimentos de comércio a retalho e ou de prestação de serviços, sejam ou não propriedade ou explorados pela mesma entidade, que preencha cumulativamente os seguintes requisitos:
i) Disponha de um conjunto de instalações e serviços concebidos para permitir a uma mesma clientela o acesso aos diversos estabelecimentos;
ii) Seja objeto de uma gestão comum, responsável, designadamente,pela disponibilização de serviços coletivos, pela instituição de práticas comuns e pela política de comunicação e animação do empreendimento;
Classificação por Formatos e Tipologias
Desde 2005 que a APCC conta com uma nova Tipologia de Centros Comerciais, adaptada às actuais características do mercado nacional, e enquadrada com o padrão europeu em matéria de definições de Centros Comerciais. A nova tipologia foi desenvolvida pelo ICSC – Europe, através do ERG – European Research Group e adaptada pela APCC.
Definições Tipológicas:
Um Centro Comercial é um empreendimento de comércio integrado num edifício ou em edifícios contíguos, planeado, construído e gerido como uma única entidade, compreendendo unidades de comércio a retalho e áreas comuns, com um mínimo de 500 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 12 lojas.
Um Centro Comercial é definido em duas categorias básicas: Tradicional e Especializado.
Centro Tradicional: Formato que inclui retalho indiferenciado, integrado em empreendimento fechado ou “a céu aberto”, sendo classificado segundo a sua dimensão;
Centro Especializado: Formato integrado em empreendimento fechado ou a “a céu aberto”, sendo classificado segundo o tipo de retalho especializado ou outra actividade dominante e a dimensão;
Centro Tradicional Pequeno: Centros com dimensão compreendida entre os 5.000 m2 – 19.999 m2 de ABL. Estes centros podem ter Loja-Âncora Dominante, se a ABL de uma qualquer área de comércio a retalho for igual ou superior a 65% da ABL total do centro.
Retail Park: Formato que inclui unidades de comércio a retalho especializado, geralmente “big boxes” ou “power stores” com acesso directo ao parque de estacionamento ou a áreas pedonais, sendo classificado segundo a sua dimensão.
Factory Outlet Centre: Formato que inclui unidades de comércio a retalho, de pequena e média dimensão, onde produtores e retalhistas vendem merchandise com desconto no preço, proveniente de stocks excedentários e/ou artigos com pequenos defeitos.
Centro Temático: Formato que inclui algumas unidades de retalho que concentram uma estreita mas profunda seleção de merchandising, dentro de uma categoria específica de retalho especializado. Estes centros podem (ou não) ser baseados na componente de lazer.
O “Centro Temático Baseado no Lazer” é desenhado e planeado com uma combinação de equipamentos de diversão/desporto/cultura, incluindo uma forte componente de restauração e bares, bem como retalho de apoio indiferenciado (Press Centre, Tabacaria, merchandising temático, etc.). São geralmente ancorados em Multiplex de Cinemas, Bowling e Health Club.
“O Centro Temático Não Baseado no Lazer” é desenhado e planeado para servir nichos de mercado, por exemplo em áreas como a moda ou o mobiliário para a casa.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere alugar conjuntos em não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.