Apartamentos Cotia à venda
Cotia é uma cidade do Estado de São Paulo, os bairros onde temos mais opções de imóveis à Venda são: Granja Viana, Jardim Ísis, Jardim Caiapia, Jardim Petrópolis, Jardim Sabiá, Jardim Rio das Pedras, Jardim Central, Jardim da Glória, Parque Rincão, Jardim Recanto Suave, Outeiro de Passárgada, Jardim dos Ipês, Jardim Monte Santo, Cotia, Centro (Cotia).
Granja Viana, um bairro decadente da periferia de São Paulo ou o bairro mais exclusivo, privilegiado e diferenciado de toda a região metropolitana de São Paulo?
Casa é o nome comum que damos para todas as construções destinadas a moradia, residência, vivenda, apartamento, ou como dizem cada vez com mais frequência, “apertamento” ou “puxadinho”.
A sociedade normalmente se divide em rural e urbana, sendo o ponto em comum, a destruição do meio ambiente.
O contato com a natureza se dá pelo acesso a parques, bosques, florestas, áreas de preservação e através do turismo ecológico.
Morar na Granja Viana, durante muito tempo foi considerado como morar no campo, com a liberdade de morar bem, com espaço, respirando ar puro, em zoneamento predominantemente residencial.
Esta característica proporciona um contato com a natureza e convívio com a biodiversidade da Mata Atlântica, revelando um estilo de vida “especial”.
Somos divididos em classes sociais e econômicas, embora existam os “exclusivos”, a que todos aspiram ser algum dia, mas que apenas um ou outro, de fato, consegue chegar lá!
Analisando as mudanças que estão acontecendo na Granja Viana e arredores, vem à minha mente, uma reflexão interessante, que vou chamar aqui de “mais um”.
Para se viver “residencialmente”, você deve se mudar para um “condomínio fechado”, visto que áreas residenciais em qualquer bairro desta cidade, irão desaparecer, portanto obrigatoriamente, você se transformará em “mais um”, não importando o tipo de acabamento que você aplicará ao seu novo “lar”.
E será também, “mais um” a ter que aprender a conviver com lojas, indústrias, postos de gasolina, bancos, botecos, oficinas mecânicas e outros, bem como, as consequências que esta convivência acarreta como poluição do ar, sonora, epidemias, insegurança, etc.
E aproveito o momento para alertá-lo de que será definitivamente privado de paisagens como esta, uma vez que, apenas as pessoas dotadas de “prestígio”, podem usufruir dela.
A Granja Viana ainda é “exclusiva” sob vários aspectos, como a possibilidade de descansar com um nível bem menor de ruídos, de poder observar o céu estrelado, acordar com o canto dos pássaros em um amanhecer inspirador e ainda, de terminar o dia com um anoitecer encantador.
Também é possível viver e trabalhar entre cores e flores, aspirando aromas naturais, e receber visitantes que atravessam longos caminhos, enfrentando diversos perigos, para apresentar a família ameaçada de extinção, atualmente, um verdadeiro “luxo”!
O fungo liquenizado rosa escuro e vermelho só se desenvolve com ar extremamente puro.
A exclusividade existe para apenas “alguns”. Mensurar seus valores torna-se incalculável porque envolve qualidade de vida, um autêntico “privilégio”!
Estes poucos privilegiados não se preocupam com doenças respiratórias porque convivem com bioindicadores naturais e possuem a temperatura ambiente regulada naturalmente, podendo dispensar o uso de ar-condicionado.
Pessoas “distintas” tão pouco se impressionam com a Dengue, Zika e outros, porque são protegidos por uma rede, praticamente invisível e muito eficiente.
Também não se importam com agrotóxicos, pois possuem horta e, como se fosse pouco, recebem os amigos para deliciosas experiências gastronômicas com as PANCS (Plantas alimentícias não convencionais), extraídas de seu jardim e bem longe de locais enclausurados como salão de festas e buffets.
Em outras palavras, somos nós que vamos decidir com atitudes extremamente simples e de baixo custo, se a Granja Viana vai ser “mais um” bairro decadente da periferia de São Paulo ou vai se tornar o bairro mais exclusivo, privilegiado e diferenciado de toda a região metropolitana de São Paulo.
Cotia, em São Paulo, é uma das vilas mais antigas no planalto paulista e foi um polo de produção de trigo, com mão de obra indígena, que abasteceu tropas no Rio de Janeiro e em São Paulo durante os séculos 16 e 17. Personalidades históricas do período das bandeiras paulistas tiveram propriedades na região, entre eles Fernão Dias Paes, Antônio Bicudo e Belchior Borba Gato. Proprietários da região participaram da ida ao Guairá com o bandeirante Raposo Tavares. Não por acaso, seu nome foi usado para batizar a rodovia que corta a cidade. Atualmente, Cotia tem 200 mil habitantes e uma vasta área verde. A Reserva Estadual do Morro Grande, com quase 11 mil hectares, ocupa cerca de um terço de todo o território municipal. A economia da cidade é fortemente baseada na indústria de transformação, que emprega 28% da força de trabalho na cidade, e no comércio, responsável por 23% dos empregos.
Se você está em São Paulo e curte um passeio tranquilo vale a pena tirar um dia para visitar o Templo Zu Lai em Cotia. Fica bem próximo da capital. O Templo Zu Lai é o maior templo Budista da América do Sul e faz você se sentir em um cenário de filme com toda a sua arquitetura oriental, esculturas e imagens budistas, além de toda a beleza do próprio monastério.
No local há um restaurante vegetariano muito bom além de uma lojinha de souvenir para os visitantes.
Logo abaixo do monastério você pode caminhar até o jardim japonês e tirar um tempinho para apreciar a natureza e a tranquilidade do local, o jardim é todo arborizado, cheio de flores e um lago que completa o cenário mágico.
A entrada é gratuita e o local é um templo religioso portanto deve-se prestar atenção nas suas vestimentas para não ir vestido inadequadamente.
Está localizado na cidade de Cotia, pela Rodovia Raposo Tavares no km 28.
Todos os domingos um onibus sai do bairro da Liberdade em São Paulo em direção ao templo Zulai, um dos maiores da América Latina.
O tempo é muito bonito, todo em estilo japonês, conta com um jardim enorme logo na entrada e muito espaço aberto.
Durante todo o dia há programação, o templo também dispõe de um restaurante e loja.
Um shopping literalmente a céu aberto no bairro da Granja Viana na cidade de Cotia. No piso superior você tem uma grande praça com lindos jardins e laginhos, e até um palco para shows gratuitos. Nesse piso também está a Praça de Alimentação do shopping. Essa área é coberta e você pode desfrutar de variados tipos de comidas nas mesinhas dispostas no vão coberto. Você pode optar por fast food, como Burger King, comida japonesa, árabe entre outras. Existem também restaurantes com ambientes reservados como é o caso do Bar do Alemão, Ladrillo (parrila argentina), Companhia Paulista de Pizzas, Mercadão Municipal e uma padaria.
Tem também um mercado e hortifruti para compras de casa. Além desse espaço gastronômico em contato com a natureza, possui lojas de roupas, calçados, cosméticos, farmácias etc. Não deixa nada a desejar para um shopping convencional. Você encontra também serviços como bancos, agências de turismo, lotérica, depilação, lavanderia, academia entre outros. O local também abriga um centro comercial com diversos serviços como consultórios médicos, clínicas de beleza, escritórios de advocacia etc. O estacionamento é pago e possui vagas abertas e cobertas e ainda serviço de vallet para alguns restaurantes. Algumas vagas ficam entre as lojas. Um shopping bem diferente.
O Recanto São Camilo está localizado em uma área onde era o antigo Seminário São Pio X construído em 1959. No ano de 1972 o prédio foi ampliado e reformado para receber idosos como residentes fixos. O recanto é dirigido pela beneficência dos padres da "Ordem dos Camilianos", que a mais de 40 anos prestam assistência geriátrica a idosos de todo o Brasil. A sua infraestrutura é enorme com bosques, jardins, locais de recreação, salas de jogos e consultórios médicos com profissionais que atendem as mais diversas especialidades. O recanto São Camilo é referência no Brasil atendendo como hospital de retaguarda, tendo capacidade de receber pacientes idosos com quadro de convalescência cronico e geriátrico.
Antigamente existia no recanto, uma adega de vinhos artesanais feitos pelos padres, sendo fechada a alguns anos atrás.
Esse polo esportivo de Cotia é um centro educacional que incentiva esportistas e moradores a pratica de diversos esportes. Com amplo espaço,o seu conjunto é formado por um ginásio poliesportivo coberto, quadras de várias modalidades e vestiários com banheiros. O local recebe equipes de várias localidades do Brasil, que participam dos inúmeros campeonatos organizados pela Secretária de Esportes de Cotia. Muito frequentado por esportistas e estudantes, o ginásio conta com professores de vôlei, basquete, futsal e futebol de campo. Durante o seu trajeto, o ginásio já foi sede de competições importantes, trazendo vários títulos para o hall esportivo do município.
Há vários projetos com incentivo da comunidade, em parceria com a (Secretária de Esportes), incentivando os os jovens a participarem de atividades esportivas educacionais.
Inaugurado em 1996 com 48.000 mil metros quadrados, o Kartódromo Internacional da Granja Viana, é uma das mais importantes pistas para realização de campeonatos da categoria no Brasil. A construção do Kartódromo foi a realização de um antigo sonho dos irmãos "Giaffone", amantes de corridas de Kart, que desde cedo brilharam nas pistas conquistando títulos importantes para a família. Toda a estrutura das pistas foram projetas nos padrões internacionais dos melhores Kartódromos do mundo , contando com a participação de engenheiros e dos irmãos Gioffane, com anos de experiência no Automobilismo. Atualmente
O espaço é sede dos principais eventos nacionais e internacionais, sediando campeonatos de Kart amador e profissional, até as consagradas 500 milhas de Kart da Granja Viana.
O parque Cemucam é bem grande e fica em Cotia, na região da Granja Viana! Muito bem cuidado com grandes gramados verdes para se fazer qualquer coisa: deitar na grama, jogar bola, ler um livro...
No parque existem áreas estruturadas para piqueniques com mesas, bancos e churrasqueiras, essas não precisam reservar. Mas existem uns quiosques bem grandes com cobertura que dá até para fazer um evento mais elaborado, porém é preciso entrar em contato com a administração para reservar.
Adorei esse parque! A única peculiaridade, que não chega a ser um problema, é que não existem lanchonetes no local. Então, levem o seu lanche e a sua água. O parque possui também quadras, pista de skate, campo de futebol e circuito de mountain bike enorme!
Também é possível fazer trilhas no meio da mata, esta toda sinalizada e estruturada com trecho com pontes, corrimão ou pedras para facilitar a passagem. Há também um antigo casarão com grande varanda coberta e com grande salão para eventos, mas está em reforma.
Também existe um viveiro municipal, o Harry Blossfeld, que fornece espécies para o Programa de Arborização da Prefeitura. Tem também sanitários, estacionamento gratuito, água potável na área de piquenique e seguranças que ficam ou em guaritas ou circulando pelo parque.
Adquirida nos anos de 1970 para ser um Centro Hípico, a Vila Fênix esteve fechada por mais de 20 anos. Como o projeto original não foi concluído, devido a obra ter sido embargada pela prefeitura, o espaço privilegiado passou por uma ampla reforma tornando-se um centro comercial. Inaugurada em novembro de 2009, A Vila Fênix é uma autentica (Vila Medieval),dentro da Granja Viana bairro nobre da cidade de Cotia em São Paulo. A vila conta com mais de 20 salas comercias, incluindo bares e restaurantes e um amplo estacionamento. A Vila Fênix está localizada no centro da Granja Viana ao lado do espaço Aragon.
O Sítio Mandú foi construído no início do século XVIII, como um exemplar das antigas habitações dos Bandeirantes que anteriormente passaram por aquela região. Em 1964 a propriedade foi doada pela família Kneese de Melo para ser restaurada e tombada como Patrimônio Histórico Cultural da cidade de Cotia. No passado o local foi ponto de parada de Bandeirantes,que viajavam por trilhas feitas por índios, em direção ao sul do Brasil em busca de riquezas como ouro e prata.O casarão foi erguido em estilo colonial de (Taipa e Pilão), método de construção muito utilizado na época. O processo era feito com colunas de madeira de lei, com as paredes revestidas de taquara e barro socado.
A cobertura do casarão foi feita com telhas de barro cozido e seu interior conta com quatro quartos,uma cozinha e uma enorme sala. As visitas são monitoradas e agendadas pela Secretária de Turismo de Cotia.
Muito bem localizado, o Espaço Granja Viana fica perto da igreja de Santo Antonio e próximo ao Shopping da granja, na altura do km 23 da Rodovia Raposo Tavares em Cotia. O espaço é um centro comercial, muito frequentado pelos moradores da Granja Viana, bairro de classe média alta de São Paulo. São inúmeras as lojas que vendem diversos artigos eletrônicos, esportivos, como celulares, notebook, roupas, calçados, bolsas e outras. Há também uma churrascaria, restaurantes, lanchonetes,farmácia e uma oficina de percussão onde acontece apresentações de grupos como a "ONG Acordar", formada por crianças que moram na Granja Viana.
O local sempre está cheio de pessoas passeando e fazendo suas compras.
Em 1949, com o surgimento da Granja Viana na cidade de Cotia, O Sr. Niso Viana mandou construir uma capela para receber as famílias que vinham de Minas Gerais trabalhar na região. No ano de 1955 a capela ficou sob a direção social de quatro irmãs da Associação de São Camilo, onde foi estruturado o Apostolado da Oração,o Grupo das Filhas de Maria e a catequese para as crianças. A paróquia foi instituída em 1957,passando a ser dirigida pelo padre Bruno, que ficou até o ano de 1968, quando a pedido do Cardeal Rossi, a paróquia foi entregue a Pequena Obra da Divina Providência, Dom Orione. A Paróquia de Santo Antônio é belíssima, com janelas enormes e uma torre gigantesca destacando sua beleza.
Do lado da igreja existe uma pequena capela,com vista para uma linda praça, com uma bela fonte entre o jardim.
A Granja Viana é um bairro nobre situado na cidade de Cotia na Grande São Paulo. Bem localizado, o bairro está interligado com os municípios de Carapicuíba, Osasco e Barueri, pelas Rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco. Mais precisamente no km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares fica o centro comercial antigo miolo da Granja, como é chamado pelos moradores. O Bairro surgiu aproximadamente no ano de 1945 e com o passar dos anos foi se tornando um local de referência e qualidade de vida, para as pessoas que foram se instalando naquela região. Por estar localizada em uma área privilegiada e perto da capital Paulista, a Granja Viana demonstra grande crescimento comercial e urbano.
Foram construídos diversos condomínios e mansões em um local totalmente arborizado e em harmonia com a natureza. A Granja conta com uma ótima infraestrutura de supermercados, lojas, restaurantes, bares, pizzarias, mini shoppings e o famoso (Shopping da Granja Viana), situado nas margens da Rodovia Raposo Tavares. Também fazem parte do bairro o Lar São Camilo e o Kartódromo Internacional da Granja Viana.
Foi criada em São Paulo no ano de 1935, tendo como presidente o missionário Rulon S.Howells. Em 1940 a igreja já tinha bastante material traduzido para o português, então os missionários começaram a ensinar sua disciplina com maior facilidade. A igreja só veio se expandir no Brasil, depois do termino da segunda guerra mundial. O templo da cidade de Cotia é um exemplo formidável da riqueza de sua arquitetura moderna e bom gosto. Muito bem conservada, com coqueiros ornamentando seus jardins e um belo pátio com um estacionamento. A igreja é toda cercada com grades e algumas árvores que fazem uma sombra deliciosa.
O templo é dividido em dois pavilhões, em um deles ergue-se uma belíssima torre branca.
Logo saindo da Raposo Tavares e entrando na Estrada Fernando Nobre, em Cotia, alguns metros à frente você encontra esse espaço misto de um café, empório e fruteira. Tudo ali, bem organizado e decorado de forma simples mas bem aconchegante. Lá podemos encontrar frutas deliciosas, algumas até exóticas (aquelas que só encontramos no Mercadão Municipal de São Paulo), além de especiarias, bolos, doces caseiros. Uma verdadeira tentação! O lugar possui algumas mesas onde os clientes podem consumir um delicioso café expresso, acompanhado por bolo ou pães de queijo. Óbvio que não poderia deixar passar em branco a oportunidade e lógico, pedi um para experimentar. E para minha surpresa, ao pedir um pedaço de bolo de nozes e um café expresso que aparecem de repente alguns acompanhantes inesperados. Esquilos, nada tímidos, que normalmente vêem fazer companhia para os clientes. Bichinhos danados que sem nenhuma timidez, vão em busca de nozes, que também estão à venda no espaço empório. E com a maior calma voltam para a árvore e ficam ali, bem tranquilos degustando seu petisco.
E quando para minha maior surpresa, percebo que os esquilos não sozinhos, aparecem nas árvores alguns micos cinzentos, que também vêem até perto das mesas na maior tranquilidade.
Foi quando descobri que o lugar já vende alguns kits para os bichinhos, contendo amêndoas e outros alimentos que não causam problemas aos bichinhos.
Fica aqui minha dica de passeio!!
Construído e mantido pela empresa Würth do Brasil, que magnificamente cumpre este trabalho social, oferecendo este espaço à comunidade com uma completa agenda de eventos e atrações culturais. Instalado em uma área de 5.000 m2, possui hotel, bar com discoteca, palco por onde já passaram várias atrações internacionais, camarins, salas para workshop completamente equipadas, vestiários e sanitários limpíssimos, tudo com total acessibilidade para deficientes físicos, funcionários altamente treinados, tudo em uma área atraente e segura. Local completo para convenções.
Uma das lojas mais procuradas no Embu das Artes, a Yanomani trabalha com artigos da arte indígena e da cultura popular brasileira. Essa loja é muito famosa e popular por incentivar a cultura indígena do Brasil.
É um espetáculo entrar nessa lojinha e se deparar de frente com lindos Colares feitos de penas de pássaros, cocares e cestos feitos de palha de coqueiro. Aqui na Loja Yanomani a cultura indígena é valorizada com seu devido mérito e tradição.
Os visitantes ficam encantados com os artesanatos que ornamentam essa loja diferenciada.
Realmente fazer uma comprinha nessa loja de artesanato, é como fazer uma viagem pela cultura indígena.
Então para quem gosta de prestigiar a cultura dos Índios, a Loja Yanomani no Embú das artes, é o lugar ideal para fazer suas compras e se deliciar com um ambiente tranquilo e cultural.
A Rua Nossa Senhora do Rosário faz parte do roteiro do "Passeio das Artes", na Cidade do Embu das Artes, próximo à capital de São Paulo.
É um passeio muito peculiar caminhar por essa simpática ruazinha de calçamento, e visitar suas lojas de artesanatos.
Principalmente nos finais de semanas e feriados, essa rua fica lotada de pessoas que transitam de um lado para o outro, fazendo suas compras nesse ambiente tranquilo.
A Rua Nossa Senhora do Rosário começa no Largo dos Jesuítas, e segue o roteiro do "passeio das Artes” pelo Largo 21 de Abril.
Estando inserida no centro histórico Embu, essa Simpática rua conta com lindas casas antigas em seu patrimônio.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda apartamentos em Cotia não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.