Terrenos à venda - SP
Saiba como escolher o melhor terreno/lote para atender suas necessidades
A primeira regra para que toda idealização se concretize é fazer um planejamento, ou seja, montar todo um plano para que assim consiga cumprir metas e concluir os objetivos. Se o seu desejo é encontrar um terreno à venda para comprar e construir sua casa própria ou seu negócio você precisará estabelecer quais as suas necessidades e quais são as suas possibilidades para essa realização.
A maioria das pessoas que buscam por terrenos à venda são famílias que estão começando a crescer ou que viram a necessidade de buscar novos ares, morar em imóveis maiores ou em bairros que oferecem mais recursos com facilidade. Assim como empreendedores que buscam construir seu negócio e ter um melhor espaço para posicionar a imagem de seu empreendimento e ganhar a vida com os próprios recursos.
Então se você não imagina por onde deve começar, siga essas dicas abaixo que irão te auxiliar sobre quais detalhes e questões você deve estar por dentro na hora da compra de um terreno.
1. Saiba o quanto você pode investir.
O primeiro passo é estabelecer um limite para não ir em busca de um empreendimento com valores não muito acessíveis. Ter definido o quanto você pagaria por um lote é essencial para assim dar partida a busca do terreno ideal para você, já com base nesse valor. Saiba também o valor do IPTU daquele terreno/área, para avaliar mentalmente quanto pagará após a construção realizada no lote.
2. Escolha a localidade em que deseja encontrar um terreno.
Dependendo da cidade e de seu tamanho, além de outros diversos fatores, você pode ter a liberdade de escolher qual bairro você desejaria comprar seu lote.
Por exemplo, muitos buscam por terrenos próximos a escolas, mercados, hospitais, farmácias e outros negócios encontrados no comércio, para que assim more em um local que ofereça aqueles recursos que se necessita no dia-a-dia. Além claro, de uma boa infraestrutura, em questões como luz elétrica, encanamento, saneamento, coleta de lixo e outros fatores oferecidos pelo serviço público.
Vale lembrar que quanto mais vantagens você encontra no bairro onde o terreno se localiza, maior a chance de o preço do lote ser mais elevado do que em outras localidades, pela questão do custo benefício que se apresenta ao comprar um empreendimento naquelas proximidades.
3. Estabeleça o que deseja construir no terreno.
Se for o caso de uma casa, é bom levar uma planta simples de exemplo, para que assim possa avaliar quantos quartos terão, se pretende ter uma área externa ou se prefere aproveitar todo o espaço para uma construção maior.
Nisso você também confere a topografia desse terreno. Pois o correto na hora de se investir em um lote é visitar e checar sua situação legal e limitações, além de realizar um estudo do solo, que é essencial na compra de um terreno e para isso é aconselhável buscar um profissional qualificado, como engenheiros ou arquitetos, para avaliar se será um bom local para a devida construção.
Confira também se é um terreno com desnível, se tem necessidade de cortes e aterros ou se é um terreno em aclive, onde o nível está acima do da rua, para saber então se será necessário realizar cortes, arrimos e contenção, por exemplo.
E conferir questões como insalubridade, som e odor, assim como para o que foi utilizado o terreno até o momento, se ele já registrou complicações, se pode haver na área alguma inundação, se há a presença de árvores, troncos, lençóis de água, nascentes ou qualquer coisa do tipo que pode afetar na construção.
Outra verificação a ser feita é a do posicionamento do terreno ao sol, pois se recebe muito luz natural ajudará até a economizar mais economia na casa, assim como estabelecer os lados corretos das janelas, por exemplo.
Assim você também buscará com mais certeza o tanto de m² que deseja encontrar em um lote e conferir por você mesmo a metragem. Exemplo: 150m², 300m³ e 500². Então garantirá as informações que necessita, como as medidas de área total, questões urbanísticas, zoneamento, coeficientes de aproveitamento, entre outros.
Se certifique se o seu terreno está em uma área de proteção, pois assim será legalmente protegido para que haja a preservação dos recursos encontrados ali, como árvores históricas, assim podem te barrar de executar algumas determinadas alterações ou fazer com que se adapte a esses recursos se continuar a decisão da compra do terreno.
4. Saiba quais os documentos necessários para a compra e sua garantia.
Você precisará dos documentos pessoais: RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento, comprovante de renda e comprovante de endereço.
Terá que receber a documentação do terreno, certidão da propriedade (terreno, ou lote) que deve ser autorizada pelo Fórum, histórico do terreno, certidões cíveis, certidão de protesto, certidão de execuções fiscais e de ações federais do proprietário e do cônjuge, certidão negativa de débitos municipais e carnê de IPTU.
Dependendo da sua cidade isso pode ser realizado no cartório local. Parece muita burocracia mas é tudo para garantir que você saiba todas as informações do terreno que está comprando, como se já foi arrendado, vendido ou hipotecado, se não há nenhum valor pendente e se há necessidade de se fazer a averbação, não correndo risco de ser enganado e descobrir algum problema que pode ser encoberto.
Claro que também receberá um contrato firmando o acordo (é muito importante essa compra ser validada juridicamente por algum órgão, não havendo então problema para nenhuma das partes), além de estar comprovado o valor total de possíveis prestações, prazo e forma de pagamento, tudo devidamente assinado/acordado.
Além de possíveis quebras de contrato e eventual incidência de juros, local de pagamento, penalidades no atraso do pagamento das parcelas, assim como qualquer outro contrato de negócios que existe no mercado.
Então após registrar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis da região do terreno, ele passa a ser seu.
5. Confira outras possibilidades de negociação.
Pagamento em dinheiro é de longe a única opção de investir em um lote, por isso, busque pelo valor do imóvel na prefeitura por R$/m², saiba exatamente o preço pedido pelo proprietário do terreno, veja se aceita permuta, troca de imóveis, entradas, possibilidades de parcelamentos, acordos com terceiros, como bancos, e todas as opções que você possa ficar em dúvida, para garantir mais facilidade de conseguir o lote e variedades no pagamento.
Outra possibilidade:
Você também pode buscar pela opção terrenos à venda em condomínios residenciais fechados que são investimentos com retorno de desenvolvimento e evolução garantido. Residenciais de médio e alto padrão que oferecem diversas opções de lazer, segurança, comodidade e outros diversos quesitos para que você more em um local que supra todas as suas necessidades e tenha acesso a tudo com mais qualidade de vida e boa infraestrutura.
Normalmente esses condomínios oferecem terrenos para construções de casas padrões e que estão dentro de um local fechado que conta com segurança 24 horas e portaria, além de vigias nas ruas e muros cercados com guaritas espalhadas pela área toda. Assim como crianças livres andando na rua de bicicleta e brincando em áreas abertas, diversas opções de áreas de lazer dentro do orçamento do condomínio e restritas para desconhecidos, trabalhadores para reparos e manutenções sempre que preciso, disponíveis dentro do contrato residencial. Sem barulho, sem estresse, além da facilidade de venda e locação, se desejar mudar do imóvel.
Veja um exemplo de terreno à venda:
Terreno à venda no bairro Rio Vermelho na cidade de Florianópolis-SC. Terreno com área construída de 370m² e área total de 450m² encontrado em condomínio fechado que oferece pavimentação em todas as vias automotivas, com toda infraestrutura completa, maior parte dos lotes vendidos e/ou já utilizados, portão eletrônico, sistema de iluminação da área comum por distribuição subterrânea (sem fiação externa), linhas telefônicas e estrutura subterrânea preparada para distribuição de tv a cabo, internet e congêneres.
Além de rede de água com abastecimento, estação de tratamento de esgoto própria, evitando qualquer agressão ao meio ambiente, juntamente com a respectiva rede coletora, arborização com vegetação nativa e jardins, playground, gazebos com churrasqueira, quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de futebol com piso de grama, salão de festas, piscina adulto e infantil, fitness center, ecogym (pista de caminhada), espaço gourmet, sauna seca e úmida, fitness park (aparelhos de alongamento ao ar livre), salão de jogos, vestiários, espaço luau com lareira à gás, ilha de relaxamento, piscina semiolímpica aquecida, horto, terraço e gerador de energia eólica.
Se você gostou desse conteúdo ou se interessou pelo exemplo de terreno à venda e deseja saber mais sobre outros como esse, além de outras dicas como a dada acima, clique aqui. Saiba mais também sobre imóveis à venda/locação de qualidade em lugares seguros e tranquilos em todo o Brasil.
Será que vale a pena morar em São Paulo? O que você precisa saber.
Você está pensando em se mudar para São Paulo? Então não perca este texto feito exclusivamente para pessoas como você.
Muitos possuem vontade de morar em São Paulo. E as razões para isso também são numerosas.
São Paulo é a cidade mais populosa de toda a América Latina. Ela possui uma grande quantidade de empresas multinacionais e um comércio muito forte. Também é nela em que se encontram algumas das faculdades e universidades mais renomadas do país.
Soma-se tudo isso a uma população variada, com mais de 12,11 milhões de pessoas.
Melhores lugares para morar em São Paulo
Se você que morar em São Paulo, uma das primeiras coisas que precisa ter em mente é que a cidade apresenta um custo de vida mias elevado quando comprado a outras capitais. De acordo com o site custo de vida, São Paulo se encontra na segunda posição das cidades mais caras do Brasil, perdendo apenas para Florianópolis.
Por isso, independente da razão pela qual você pretende se mudar para a cidade, uma dica é fundamental. É necessário realizar um planejamento para se adaptar à realidade do local. E um dos principais pontos que merecem sua atenção é a escolha do lugar para morar em São Paulo.
No momento de escolher um bairro para morar em São Paulo é importante escolher muito bem a região.
Uma das primeiras coisas que devem ser levadas em conta para escolher a região deve ser os seus locais de interesse. Por exemplo, se você está indo para estudar, é interessante procurar bairros que ofereçam fácil acesso ao local de estudo e com linhas de ônibus ou paradas de metrô próximas.
Pode ajudar nessa tarefa a divisão oficial do território da cidade de São Paulo. A administração municipal é separada em cinco regiões geográfica: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
De acordo com uma pesquisa de 2017 divulgada pela cidade São Paulo, a zona sul da cidade tem a preferência dos moradores. Em segundo lugar fica a zona leste, com destaque para os bairros de Tatuapé e Vila Prudente.
Se você procura economia existem alguns bairros que precisam ser evitados. De acordo com dados de março de 2018 do site especializado Dreamcasa, o Oeste, o Centro-sul e o Centro são as regiões que apresentam o custo mais elevado por metro quadrado.
Os bairros que apresentam o maior valor R$/m² são o Ibirapuera (centro-sul, R$ 18.602/m²), Jardim Europa (oeste, R$ 16.865/m²) e Vila Nova Conceição (R$ 16.748/m²).
Em contrapartida, as regiões com os valores mais baratos de metro quadrado são a Leste, Sul e Noroeste.
As regiões com os menores valores de aluguel são a Leste, Nordeste e Noroeste.
Os melhores bairros em São Paulo para morar são aqueles capazes de suprir suas necessidades. Por isso, no momento de escolher um bairro para morar, busque verificar a localização do imóvel, a proximidade com outras regiões, o fácil acesso ao transporte público e outras variáveis que podem fazer a diferença no seu dia a dia – e no seu bolso.
Adaptando-se a uma nova realidade
Outro ponto muito importante e que precisa ser destacado é que São Paulo é uma cidade muito grande. E, por isso, apresenta problemas muito típicos das cidades grandes do Brasil.
Um dos grandes problemas é o trânsito. São Paulo tem aproximadamente 6 milhões de veículos em circulação. Congestionamentos e pontos de gargalo são uma realidade diária na vida dos paulistanos.
O segundo, que está intimamente relacionado ao primeiro, é a qualidade do ar. A cidade sofre frequentemente com baixos índices de pureza de ar, principalmente em razão da concentração de indústrias e de carros, que liberam poluentes para a atmosfera.
Além disso, o sistema de transporte público da capital paulista não consegue proporcionar transporte de qualidade para os habitantes da cidade e da região metropolitana.
Como é morar em São Paulo
Acima você já pôde ter um gostinho dos desafios que terá de lidar no dia caso se mude para São Paulo.
Apesar de serem problemas muito graves, você não deve mudar sua ideia apenas por causa deles. Toda cidade, seja ela grande ou pequena, possui problemas.
A questão é que São Paulo é uma cidade muito grande e muito populosa. A probabilidade de você encontrar alguma situação incômoda em solo paulista é muito maior do que em muitos outros lugares.
São Paulo não possui apenas problemas. Ao contrário, a cidade possui muitas oportunidades e vantagens que são capazes de atender aos mais variados interesses. A seguir, você pode compreender uma pouco mais sobre isso:
- Um quadro rico e variado para todos os gostos. Uma das características mais marcantes de São Paulo é que, como uma cidade cosmopolita, ela apresenta um panorama cultural, gastronômico e de entretenimento muito rico e variado. Seja para fazer algo em família ou então para curtir a noite com os amigos, as opções nunca vão faltar em São Paulo.
- O roteiro cultural: São Paulo apresenta um roteiro cultural riquíssimo. A cidade conta com muitos museus históricos, espaços para apresentações de artes cênicas, um roteiro literário para os que amam ler. Outro destaque são os frequentes concertos, festivais e espetáculos de música feitos tanto por artistas nacionais como internacionais.
- A vida boêmia: para os que não largam mão do happy hour depois do expediente São Paulo é o local ideal. Se você quiser estender um pouco mais o encontro com os amigos, há também inúmeras opções de casas noturnas, cada uma com seu estilo próprio e atendendo um determinado tipo de público. Alguns dos bairros que agitam a vida noturna dos paulistas são a Vila Madalena, Vila Olímpia e Itaim Bibi.
- Outro ponto que merece desconto é a oferta gastronômica da cidade. Se você gosta de compartilhar uma boa refeição com amigos e familiares talvez terá dificuldade para escolher um local. O ambiente gastronômico de São Paulo é completo: você pode se encontrar com os sabores de todo o Brasil e dos quatro cantos do mundo.
Morando em São Paulo
Agora que você já sabe um pouco mais sobre São Paulo, deixamos a seguir outras dicas para que você conheça em profundidade como é a vida nessa grande metrópole.
Paulista ou Paulistano?
Quem nasce na cidade de São Paulo é paulista ou paulistano?
Paulistano é o gentílico utilizado para quem nasce na capital. Paulista é utilizado para quem nasce no estado.
Portanto, quem nasce na cidade de São Paulo é ao mesmo tempo paulista e paulistano!
Como é o tempo em São Paulo?
O clima em São Paulo é considerado subtropical úmido. Isso quer dizer que a cidade possui invernos mais frescos com uma média de 16,7° no mês mais frio; já o verão na cidade possui temperaturas moderadamente altas com uma média de 23,2°.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a cidade de São Paulo é muito poluída. Infelizmente, isso é verdade.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de poluentes aceitável para um metro cúbico de ar é, no máximo, de 20 microgramas. A cidade de São Paulo (incluída a região metropolitana) possui uma concentração de 38 microgramas de poluentes por metro cúbico de acordo com dados de 2016.
Somadas a poluição e a alta concentração de concreto, é normal que a temperatura da cidade acabe ultrapassando a marca de 30° no verão.
Portanto, se você vai para São Paulo fica a dica: leve roupas adequadas de acordo com a estação (elas são, de maneira geral, bem definidas). E, quanto mais próximo do centro e das grandes aglomerações, mais calor você irá sentir.
Qual o custo de vida em São Paulo?
Uma dúvida muito comum de quem deseja se mudar para São Paulo é saber qual é o custo de vida na cidade. Afinal de contas, é muito caro morar em São Paulo? A gente explica tudo que você precisa saber em relação a isso a seguir.
De acordo com o site colaborativo Custo de Vida, que já recebeu colaborações de 36.260 pessoas de 2.774 municípios brasileiros, a cidade de São Paulo é a primeira capital estadual com o custo de vida mais caro.
Ela fica em quinto lugar em um ranking que reúne 111 cidades brasileiras, atrás apenas de Santos (SP), Águas Claras (DF), Brasília (DF) e Jundiaí (SP).
Para que você tenha uma visão mais clara sobre como é o custo de vida em São Paulo, nós reunimos alguns dados e comparamos com a capital do estado vizinho, Curitiba, Paraná.
No mesmo ranking, Curitiba ocupa a 18ª oposição das cidades mais caras do Brasil.
Custo de vida em São Paulo – comparação com Curitiba
São Paulo, a cidade que não dorme
Mais uma vez, isso pode parecer um pouco estranho, principalmente se você está acostumado com uma cidade de menor porte.
Mas a realidade é que em São Paulo você pode encontrar de tudo 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Você sempre encontrará algum estabelecimento que esteja funcionando normalmente de madrugada e, além disso, existem inúmeras opções de restaurantes que oferecem delivery 24 horas por dia.
Nem mesmo no domingo a cidade descansa. É possível se deparar com vários estabelecimentos abertos no primeiro dia da semana.
Cuidado com as distâncias
Você já deve ter tido a impressão de que a cidade de São Paulo é imensa.
Por isso, é preciso que você se atente, principalmente quando já estiver morando nela, às distâncias.
Há alguns pontos que apenas o transporte público não chega. Por isso, você pode adotar estratégias como utilizar mais de um modal de transporte público junto com aplicativos como o Uber.
Apenas não se esqueça de levar um bom livro para todos os cantos da cidade. O caminho será longo e sempre é útil ter às mãos uma boa história para que o tempo passe mais rápido.
Pontos turísticos de São Paulo
Não poderíamos finalizar um texto sobre a cidade de São Paulo sem abordar um pouco mais dos pontos turísticas da cidade. Vale a pena conhecê-los. Mas, você já sabe: a cidade é grande demais para que possamos reunir todos os pontos turísticos apenas neste texto.
Em razão disso, listamos apenas os pontos turísticos que recebem mais destaque na cidade.
Parque Ibirapuera
Uma cidade tão grande como São Paulo precisava ter um parque à altura. E esse é o caso do Ibirapuera.
Inaugurado em 1954, o parque conta com uma área de 158 hectares e é tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo.
O Parque Ibirapuera oferece inúmeros atrativos para o público que o visita. Caminhadas guiadas, birdwatching, esculturas, museus, monumentos históricos e jardins são algumas das atividades que podem ser encontradas no parque.
Em 2017 o Ibirapuera foi o parque mais visitado da América Latina (aproximadamente 14 milhões de visitas) e é ainda um dos locais mais fotografados do mundo.
Avenida Paulista
Um dos logradouros mais famosos da cidade, a Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891 e é hoje considerada parte do coração da cidade.
A avenida abriga a sede de um grande número de empresas, hospitais, bancos, consulados e hotéis. O local também possui uma grande concentração de serviços e é uma imagem estampada em inúmeros cartões postais da cidade.
Grande parte da celebridade da Avenida Paulista se dá em razão dos eventos já tradicionais que são organizados nela durante o ano. Começa com a festa de réveillon, celebrada todos os anos na Avenida com shows e que atrai milhões de locais e turistas.
Também ocorre na avenida a Parada do orgulho LGBT de São Paulo, a maior do Brasil e considerada uma das maiores do mundo.
Para encerrar o ano temos a já clássica Corrida de São Silvestre. O ponto de partida é em frente ao prédio da Gazeta.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu privado sem fins lucrativos, os Masp foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand e se tornou o primeiro museu moderno do país.
O icônico projeto arquitetônico, que se tornou um marco na história arquitetônico do século XX, é de autoria da arquiteta modernista Lina Bo Bardi.
Atualmente, o MASP é considerado o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul. Seu acervo reúne cerca de 10.00 itens e abrange desde arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia desde a Antiguidade até o século XXI.
Entre alguns dos nomes de destaque que o museu abriga estão os de Rafael, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso (europeus). Entre os brasileiros de maior relevância estão Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Victor Meirelles.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda terrenos em - SP não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.