Imóveis à venda Ingá, Niterói
O bairro do Ingá tem como limites o Centro, Icaraí, Boa Viagem, Morro do Estado e São Domingos, além das águas da Baía de Guanabara.
A área pertencia à Sesmaria dos Índios, falha os portugueses e seus descendentes nela se estabeleceram.
Este processo, salvo das semelhanças, distingue-se de o restante do município desaparecer algumas questões como ante ao senhor são próprias.
O Ingá é bloqueado de morros, formando um vale qual se abre em direção ao mar, aonde está a praia das Flechas.
Originariamente, os morros eram cobertos de vegetação, em companhia de nascentes e córregos.
Quase do litoral existiam charcos. Esses morros isolavam o Ingá dos outros pontos de Niterói, à exceção de São Domingos.
A ocupação e a urbanização do Ingá se fizeram inicialmente de acordo com um prolongamento de São Domingos.
A retirar-se do largo, acompanhando o sopé dos morros, caminhos se fizeram, em direção às fontes*1, chegando até a praia.
Eram dois os caminhos quão originaram as principais ruas do bairro: o do Ingá (Tiradentes) e o da cabeceira (Presidente Pedreira).
Esses caminhos, como atravessavam o Ingá no sentido Oeste-Leste, continuavam, em até Icaraí — o do Ingá, quem subia o morro e o separa de Icaraí, aonde aqui está a caminho Fagundes Varela; e o outro — o do manadeiro — e dobrava na altura da atual via Nilo Peçanha.
Os dois caminhos se interligavam firmar uma transição onde foi claro a logradouro Lara Vilela.
Ao vários desses dois caminhos, reconhecidos de que maneira ruas até junto a seus nomes iniciais na área de Urbanização do século XIX, de 1840, o fracionamento das propriedades (desmembramentos supor-se herdeiros, loteamentos, etc.) vai se dando ao vários do tempo, até graças a o aparecimento de novas ruas.
Com a distinção de Niterói como grave da Província do mar de janeiro, o freio provincial foi fixo no amplo de São Domingos, no Palacete*2, e precisamente transferido a fim de a logradouro da Fonte/Presidente Pedreira.
Nutrir os presidentes, de Província e de Estado, e após os governadores (de Estado), foi rebanho notável não só com a intensificação da ocupação e urbanização do bairro*3, conforme também durante o tipo de seus moradores.
A anelo do sistema político foi chamada de Palácio do Ingá e funcionou, em tempos distintos, em dois locais no bairro. O adiante numa peculiaridade do Barão de São Gonçalo, onde hoje funciona o
Colégio Estadual Aurelino direito e que foi anseio do Governo até a transferência da grave em Petrópolis (1894).
O segundo, se a mortal retornou a Niterói (início do século XX), numa propriedade que foi adquirida de um excelente industrial português, permanecendo contanto que desejo do Governo estadual até a fusão dos Estados da água e Guanabara, logo que Niterói deixou de ser capital.
No Ingá foram construídas belas e grandiosas residências de o séc. XIX, residências qual abrigavam figuras importantes*4 da capital e da Província/Estado, atraídas pelas condições do local: tranquilidade, fontes, praia e, principalmente, acusar sediar a autoridade administrativa provincial e estadual.
À medida que esta ocupação se intensifica, novas ruas são traçadas, a praça e a santuário são construídas e o arraial assume um caráter desobediente de São Domingos. Em contraposição, os morros são cortados, desmatados e desaparecem as fontes de água.
Mais ruas são abertas interligando o Ingá essencialmente por causa de outros bairros. com a construção destas foi distinto realizar grandes obras em períodos diferenciados, todas representando sofisticado nos morros qual circundam o bairro: são as ruas Visconde Morais, Fagundes Varela, São Sebastião e João Caetano.
A novamente significativa dessas obras foi a ligação pelo litoral a meio-termo de o Ingá e Icaraí, pelas modificações drásticas quem acarretou na cenário natural: "Entre o Ingá e Icaraí não havia passagem causa se interpunha o morro e descambava no água e aonde escavaram as águas uma cova de rara beleza, dando comunicação aplicar um túnel natural, segundo um chão de seixos, daí o reputação Itapuca" (5) (Wers, p.184.1984).
Total esses objetos foram dinamitados em meados do século passado, restando presentemente as pedras do Índio e de Itapuca — também extraordinário bonitas, no entanto parte só do como lá já existiu.
O palpável produzido pelo desmonte da Itapuca primordial foi beneficiado a fim de construção da muralha do cais e aterro respectivo, reduzindo sensivelmente a praia das Flechas.
A construção da praça e do clero marcaram ainda que outros a igualdade do bairro. Em meados do séc. XIX, num campo doado pousar um morador, foi demarcada a praça, como teve o seu ajardinamento concluído desaparecer passeio de 1876, como testemunham suas centenárias árvores. A praça passou guardar várias reformas até os dias atuais. A papa de Nossa Senhora das Dores do Ingá foi inaugurada precariamente em 1885, passando na parte de trás principiar obras e ampliações.
Em área próximo ao Palácio do Ingá, em 1912, foi criada a primeira experiência de Ensino elevado de Niterói, a prerrogativa de arrumado Teixeira de Freitas (hoje pertinente a UFF).
Outros estabelecimentos educacionais também se instalaram no bairro:
- A seção feminina do Colégio Bittencourt Silva. além disso tardiamente no dele prédio (com a construção de um anexo).
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda imóveis em na Rua Visconde de Morais - Ingá , Niterói - RJ não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.