Guarapari, saiba tudo sobre essa cidade turística do Espírito Santo!
Guarapari é um município que se encontra no estado do Espírito Santo, na região sudoeste do Brasil. É uma cidade litorânea, localizada na região metropolitana da capital capixaba, Vitória.
A origem do nome tem algumas hipóteses: uma delas é de que se origina da língua indígena e tem o significado de “ave de pluma vermelha”, muito conhecida pelos índios da época de sua fundação, em 1679.
Uma outra versão também diz que trata-se de um nome de origem Tupi-guarani, unindo duas palavras: Guará (pássaro que já foi abundante na região ou ainda do lobo Guará) e “pari” (tipo de armadilha utilizada por índios).
A área total territorial da cidade de Guarapari é estimada em 591,815 km² e tem como municípios de limite vizinhos: Anchieta, Vila Velha, Viana, Alfredo Chaves, Marechal Floriano, estando a 50 km da capital Vitória.
Guarapari conta com uma população de 122.982 habitantes, conforme o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018.
As temperaturas costumam ficar entre 24° graus de mínima e 34° graus de máxima, por isso, é um município muito procurado na alta temporada e recebe turistas de todo o país no verão para aproveitar suas praias e belezas.
Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos visitantes do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), consideradas terapêuticas no tratamento de artrite e reumatismo.
Com mais de 30 praias e boa rede hoteleira, chega a atrair 700.000 turistas no verão. Um acontecimento curioso é que, em 1994, a cidade recebeu 1.500.000 turistas, enfrentando alguns problemas no abastecimento de energia e água.
Com o ocorrido, foram realizadas medidas que resolveram o problema, deixando a cidade preparada para receber os visitantes em suas famosas praias.
O município oferece qualidade aos turistas que, somando as belezas naturais do lugar e a infraestrutura que os recebe, faz com que muitos visitantes decidam por comprar imóveis em Guarapari.
Outro atrativo da região é que, nos últimos anos, o estado vem se destacando na produção de petróleo e gás natural, o que gera emprego e renda para todos os moradores do estado, inclusive os da cidade de Guarapari.
Devido a várias descobertas feitas pela Petrobrás, o Espírito Santo tornou-se o 2° estado com maior produção petrolífera do Brasil, contabilizando reservas avaliadas em 2,5 bilhões de barris.
Culinária é um destaque em Guarapari
Dentre muitos atrativos turísticos para quem procura o que fazer em Guarapari, a culinária capixaba merece atenção especial.
Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a moqueca capixaba, a torta capixaba, a muma de siri e a caranguejada.
Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do estado. “Moqueca” designa um estilo de preparar o alimento, que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar.
Ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco.
Outro prato famoso, a torta capixaba, é preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. É um prato tradicionalmente consumido durante a Semana Santa em algumas casas capixabas.
Melhores bairros para morar em Guarapari
Uma cidade que oferece toda a infraestrutura necessária para dar praticidade e qualidade ao dia a dia dos habitantes do município. Assim é Guarapari.
Conheça os melhores bairros para se viver no município:
Centro
As praias centrais de Guarapari ficam lotadas nas épocas de maior movimento, como feriados prolongados e alta temporada: Praia da Areia Preta, Praia do Meio, Praia das Castanheiras e Praia dos Namorados.
Também conta com praias menores, localizadas uma na sequência da outra, como a das Virtudes, da Fonte, das Pelotas e do Ipiranga.
No Canal de Guarapari, que teve a orla remodelada em 2018, encontram-se calçadão e ciclovia, onde é possível visitar o Mercado de Peixe e o cais, de onde saem passeios de escuna.
Outras atrações do Centro são a Igreja Antiga Matriz, fundada em 1585 pelo Padre José de Anchieta, e o pequeno Shopping Guarapari.
O Centro de Guarapari reúne a principal estrutura de comércio e serviços da cidade, em uma área com muitas opções de restaurantes e bares.
Bairro Praia do Morro
A Praia do Morro fica próxima do Centro e é uma das principais praias de Guarapari. Extensa, com cerca de 3km, tem aspecto urbano.
Sua orla é tomada por prédios, com avenida beira mar, calçadão com ciclovia e quiosque, em uma região com excelente estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes.
No canto esquerdo da Praia do Morro, próximo do Morro da Pescaria e da Praia da Cerca, o mar é mais calmo e excelente para banhos.
Já no lado direito, próximo do Centro, o mar tem ondas mais fortes e trechos com buracos e correnteza. Ainda à direita, faz divisa com o bairro de Muquiçaba, que tem uma praia de pescadores com bares e restaurantes.
Nos arredores da Praia do Morro é possível encontrar algumas atrações e pontos de interesse como a Arena Pedreira (local de shows e eventos), o SESC Guarapari, o Rodoshopping Guarapari (Rodoviária) e as lindas Três Praias.
Setiba
Setiba é uma região com lindas praias, trilhas e muita natureza, distante cerca de 18 km do centrinho de Guarapari. É um bairro mais afastado e com menos opções de comércio e de serviços.
A Praia de Setiba é a principal da região, um local exuberante, com mar calmo, bom para banhos e alguns quiosques na orla.
No lado esquerdo, após o Morro de Setiba, ficam a Praia Setiba Pina (menos urbanizada, mais tranquila e com vegetação de restinga na orla) e a Praia de Setibão (uma extensa e linda praia selvagem, sem estrutura, ideal para o surfe).
A Praia de Setibão pertence ao Parque Estadual César Vinha, área de proteção ambiental com rica biodiversidade, trilhas, lagoas, dunas e praias desertas. A sede do parque conta com estrutura para os visitantes.
Ainda na região de Setiba, ficam a Prainha do Una, onde está o Camping Clube do Brasil e o Morro do Una, com três praias desertas acessíveis por trilha.
Enseada Azul
Se você vai visitar a região e não sabe onde ficar, um dos locais mais recomendados é a Enseada Azul, em Nova Guarapari.
Ela fica a cerca de 7 km do Centro, e reúne algumas das praias mais lindas e badaladas da cidade, como a Praia de Peracanga, Bacutia, dos Padres e Meaípe.
São praias com mar calmo e bom para banhos e a região possui diversas casas noturnas, bares, restaurantes e algumas opções de comércio.
As principais praias são Peracanga e Bacutia, que possuem uma orla charmosa, com vegetação de restinga na praia e prédios de alto padrão em frente ao mar.
A praia mais central é a badalada Peracanga, também chamada de Mucunã. O local possui uma concentração de quiosques e bares no canto esquerdo, onde fica o beach club Thale Beach, com disputadas sunset parties no verão.
A vizinha de Peracanga pelo lado direito é a Praia de Bacutia, que é um pouco menor e sem estrutura de quiosques, mas igualmente badalada e é bem frequentada.
A partir de Bacutia, uma pequena trilha leva até a linda, pequena e deserta Praia dos Padres, uma caminhada que vale a pena.
A vizinha de Peracanga pelo lado esquerdo é a Praia de Guaibura, que apesar de ter a orla ocupada, é pouco movimentada, ideal para quem busca tranquilidade.
Alguns lugares para visitar em Guarapari
Casa da Cultura: Construída em 1749, já foi sede da Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública. Foi reconstruída em 1988 e em 1995 foi inaugurada a Casa da Cultura. Nela também está a Biblioteca Pública Municipal.
Cachoeiras: Entre as montanhas da região, as cachoeiras convidam os turistas a mergulhos em águas limpas e rasas, sendo possível visualizar os peixes no fundo. Um passeio refrescante e que permite o contato com a natureza.
Igrejas: Na área rural da cidade, é possível visitar igrejas centenárias com belíssimas construções cheias de história e fé.
Manguezal: Bela região com muitas espécies de peixes e aves, sendo muito interessante e bem conservado. Vale a pena ser visitado.
Mergulho e Aquário Marinho: Uma opção para quem quer mergulhar em meio aos peixes, o aquário marinho localizado no Centro tem até 1.700 metros de profundidade e mais de 40 espécies de peixes.
Existem ainda pontos de mergulho no mar, como o Navio Victoria, afundado na costa capixaba.
Praia das Castanheiras: Com castanheiras que fazem sombra na areia e recifes que formam piscinas naturais e mar bom para banhos em alguns trechos, mas com pedras em outros, é mais um ponto turístico para se conhecer na cidade.
Praia do Meio: continuação da Praia das Castanheiras, ela possui mar calmo e bom para banhos.
Praia dos Namorados: uma pequena praia cercada por pedras e mar bom para banhos.
A orla é urbanizada, ocupada por prédios e conta com calçadão, quiosques e iluminação noturna.
Essa região é o centro comercial e de serviços de Guarapari, além de contar com boa estrutura de restaurantes e bares.
Conheça outros pontos turísticos do estado do Espírito Santo:
Morro do Moreno: Com 184 metros de altitude, está localizado próximo ao centro de Vila Velha. Próximo a ele se encontra o Convento da Penha, outro grande símbolo do estado capixaba.
Os dois morros são cartões-postais da cidade de Vitória e estão localizados quase no centro da cidade.
Seu redor é cercado pela Mata Atlântica e pelo mar, o que proporciona uma beleza paradisíaca deslumbrante.
Pedra Azul:
O Parque Estadual da Pedra Azul possui diversas trilhas para ecoturismo, que levam até o ponto principal do local: a formação rochosa coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol.
É um dos pontos mais conhecidos do estado e uma das trilhas leva até os poços para banho, formados no pico da pedra.
Parque Pedra da Cebola:
Localizado em Vitória, o parque, que tem 100.005m², fica entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia.
O local é um dos símbolos da capital capixaba e um ponto turístico muito visitado por quem vai até a cidade a passeio.
Além da beleza natural, oferece recursos e infraestrutura de qualidade para quem o frequenta, contendo até uma casa de meditação e um jardim oriental, garantindo conforto e tranquilidade de quem por ali passa.
O parque possui um mirante que fica sobre uma grande parede rochosa, usada pelos adeptos do alpinismo.
O blog DreamCasa traz informações semanais sobre diversas regiões do Brasil, com dados técnicos e geográficos bem como seus melhores pontos turísticos e informações sobre a economia e mercado imobiliário local. Acompanhe-nos!
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere temporada casas em Guarapari não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.