Casas para alugar em Niterói
Alugar uma casa em Niterói pode ser uma solução satisfatória para quem deseja morar em uma cidade praiana com boa qualidade de vida.
Mas se mais do que alugar uma casa em Niterói, você prefira comprar, veja como funciona o financiamento imobiliário da Caixa passo a passo.
Para alugar casa em Niterói a documentação poderá variar de imobiliária para imobiliária, aconselhamos que quando encontrar a sua casa para alugar em Niterói seja feito o contato direto com a imobiliária responsável pelo imóvel através do próprio anúncio desejado.
Niterói é uma cidade do estado do Rio de Janeiro e tem vista privilegiada do "grande rio".
Os bairro mais populares para alugar casas são: Itaipu, Icaraí, Camboinhas, Santa Rosa, Fonseca, Pendotiba, Barreto, Centro de Niterói, São Francisco, ingá, Engenhoca, Sape, São Domingos e Armação dos Búzios.
Os bairros desejados quando o assunto é alugar casa em Niterói podem ser Camboinhas e Itapu.
A praia de Camboinhas é uma das praias mais frequentadas do município de Niterói e atrai milhares de turistas todos os anos, além de sua beleza outro atrativo sao os restaurantes de frutos do mar.
As cidades vizinhas com maior volume de casas para alugar são: Macaé, Duque de Caxias, Teresópolis e Angra dos Reis.
Entenda a Cartilha do Crédito Imobiliário da Caixa!
DreamCasa pensando em facilitar a compreensão de seus clientes e leitores referente ao Crédito Imobiliário da Caixa Econômica Federal vem trazer de forma mais simplificada o que consta a Cartilha do Crédito Imobiliário, para que assim haja um melhor entendimento de todos que desejam usar esse serviço.
Confira abaixo! (Para ver o documento completo acesse o site oficial da Caixa) Veja tudo o que contém a Cartilha Imobiliária da Caixa Saiba o que é o Crédito Imobiliário CaixaO Crédito Imobiliário da Caixa Econômica Federal oferece linhas de financiamento à disposição de pessoas físicas e jurídicas com a finalidade de viabilizar a aquisição de um imóvel pronto ou em construção, de uma reforma ou ampliação ou da compra de um terreno de lote urbanizado.
E há dois sistemas de linhas de crédito que são os mais utilizados nas atuais concessões de financiamento imobiliários no Brasil, sendo eles: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
- O SFH tem como característica a regulamentação das condições de financiamento imobiliário, referentes a taxa de juros, cotas e prazos.
Nesse sistema estão incluídas as operações contratadas com recursos do SBPE e do FGTS, inclusive o Programa Casa Verde e Amarela (Antigo Minha Casa Minha Vida);
- O SFI não possui regulamentação das condições de financiamento, sendo estas definidas pelos Agentes Financeiros que trabalharem no seu financiamento.
Saiba quais são as condições para poder obter o Crédito Imobiliário CaixaAs condições, são:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Se for estrangeiro deve possuir visto permanente no país (ao estrangeiro com cidadania portuguesa e beneficiário(a) do Estatuto de Igualdade, cuja informação deve estar expressa no documento de identidade, com o número da Portaria do Ministério da justiça, o tratamento será idêntico ao dado para brasileiro nato ou naturalizado);
- Possuir cadastro sem restrições (Serasa, SPC, BACEN e Receita Federal);
- Possuir capacidade econômico-financeira para pagamento da prestação mensal;
- Possuir capacidade civil ou menor emancipado com 16 anos completos (onde comprova a emancipação por meio de certidão de casamento, formação em curso superior, exercício efetivo em emprego público, possuindo estabelecimento civil ou comercial oriundo de economia própria ou outra forma prevista na lei).
Saiba termos sobre o Crédito Imobiliário Caixa que você deve conhecerAlguns termos que você deve conhecer, são:
- Financiamento imobiliário: É o valor emprestado pelo Banco para ajudá-lo a adquirir o seu imóvel.
- Juros: É quando a parcela de juros do encargo mensal é resultado da multiplicação da taxa de juros, na forma mensal, sobre o saldo devedor atualizado.
- Taxa de Juros: É o valor, na forma percentual, que determina a remuneração a ser paga pelo uso de um dinheiro emprestado.
Os contratos da Caixa trazem a taxa de juros na sua forma anual expressa nas formas nominal e efetiva.
Para obter a taxa de juros mensal, basta dividir por 12 a taxa de juros nominal de seu contrato.
- Amortização: É o processo de redução de uma dívida.
A parcela de amortização é o valor destinado ao pagamento de uma dívida, de forma periódica e de acordo com o sistema de amortização escolhido no prazo contratado.
- Atualização Monetária: É o ajuste financeiro do valor da dívida, feito periodicamente, objetivando compensar a perda de valor da moeda no tempo.
- Encargo Mensal: É o valor mensal a ser pago, composto pela Parcela de Amortização + Juros ou Tarifa de Administração mensal.
- Indexador: É o índice a ser utilizado para atualização da dívida.
O indexador padrão é a TR (Taxa Referencial).
- Prazo de Amortização: É o prazo acordado para pagamento da dívida, normalmente, expresso em meses.
- Prêmio de Seguro: É o valor mensal pago pela contratação do seguro com a emissão da apólice por parte da empresa seguradora.
- DFI (Seguro contra Danos Físicos ao Imóvel): É o seguro que tem por finalidade assegurar o imóvel de eventuais danos como incêndios, alagamentos, inundação, destelhamento, entre outros, causados no período do financiamento.
- MIP (Seguro por Morte ou Invalidez Permanente): É o seguro de morte e invalidez permanente permite a liquidação da dívida (ou parte da dívida quando houver mais de um participante no contrato de financiamento) na hipótese de falecimento do mutuário por qualquer causa, seja por doença ou acidente.
- Saldo Devedor: É a diferença entre o valor financiado reajustado e o valor total já amortizado até o momento, com base no cálculo dos juros, amortização, seguros e eventual liquidação do financiamento.
(O saldo devedor é atualizado todos os meses na data escolhida para vencimento dos encargos pelo indexador contratado e amortizado pelo valor da parcela de amortização apurada no pagamento do encargo mensal, independente do sistema de amortização escolhido).
- Sistema de Amortização: É um método para você pagar sua dívida (saldo devedor) de forma parcelada, tendo por finalidade liquidar a dívida ao término do prazo contratado.
- Sistema de Amortização Constante (SAC): É onde a prestação é composta das parcelas de amortização e juros, em que o valor mensal da parcela de amortização é constante, atualizada pelo mesmo índice de atualização do saldo devedor, sendo recalculada pela divisão do saldo devedor pelo prazo remanescente do financiamento.
A parcela de juros é calculada, mensalmente, pela aplicação da taxa de juros contratada incidindo sobre o saldo devedor.
- Sistema Francês de Amortização ou Tabela Price (SFA/TP): É onde o sistema de amortização em que as prestações são sempre iguais, atualizadas pelo mesmo índice de atualização do saldo devedor.
A cada período, a parcela de amortização aumenta e a parcela de juros diminui.
- Seguro Habitacional: É uma garantia fundamental e obrigatória para o crédito imobiliário para que a família permaneça com o imóvel se houver morte ou invalidez total e permanente da(s) pessoa(s) que compôs (compuseram) renda para o financiamento, por meio da quitação total ou parcial da dívida junto ao agente financeiro, a depender do percentual de participação de cada um na composição da renda.
E também garante a indenização ou a reconstrução do imóvel, caso ocorra dano físico causado por riscos cobertos pela seguradora, de acordo com a apólice contratada.
Além de incêndio e explosão; inundação e alagamento; desmoronamento e ameaça de desmoronamento e destelhamento.
Saiba sobre as modalidades que o Crédito Imobiliário Caixa ofereceAs modalidades, são:
- Aquisição de Imóvel Novo ou Usado: Financiamento para a compra de imóvel;
- Aquisição de Lote Urbanizado: Financiamento para compra de lote urbanizado (terreno dotado de infraestrutura, vias de acesso, soluções paraabastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário);
- Aquisição de Terreno e Construção: Financiamento para compra de terreno (lote urbanizado) conjuntamente com a construção de imóvel;
- Construção em Terreno Próprio: Financiamento para construção de imóvel para clientes que já possuam a escritura definitiva do terreno (lote urbanizado);
- Reforma e/ou Ampliação: Financiamento de obra ou serviços que resultem na melhoria e/ou aumento da área construída do imóvel, para clientes com escritura definitiva do imóvel.
Saiba como é o passo a passo para concluir o Crédito Imobiliário CaixaVocê deve seguir esses passos:
- Simule seu Financiamento: Acesse o Simulador habitacional Caixa e, de forma rápida e prática, informe os dados, conferindo o tipo de financiamento que mais se enquadra em suas necessidades.
- Entrega da Documentação: A lista de documentos pode ser obtida na página da habitação no site da Caixa, em “Documentação”.
Com a documentação em mãos, procure um correspondente Caixa Aqui imobiliário ou vá a uma das agências da Caixa- Análise do Crédito: A Caixa verifica e aprova o cadastro, bem como avalia e determina o valor do financiamento a conceder, mediante a avaliação da capacidade de pagamento dos clientes que irão compor renda.
Caso você já tenha conhecimento de que possui alguma restrição em seu nome, que comprometa a aquisição do crédito, providencie a regularização, a fim de evitar atrasos e despesas desnecessárias.
- Avaliação do Imóvel: A avaliação do imóvel a ser financiado é feita por engenheiros credenciados pela Caixa, com agendamento prévio para a vistoria do imóvel.
Essa avaliação é necessária para que a Caixa verifique se o imóvel atende às condições de enquadramento e garantia da operação.
- Tabela de Tarifas: É cobrada tarifa na entrega da documentação, com pagamento por meio de boleto de cobrança.
O valor remanescente da tarifa, se houver, é cobrado na data de assinatura do contrato.
- Assinatura do Contrato: Concluídas as fases de análise de crédito e avaliação do imóvel, comprador(es) e vendedor(es) devem comparecer à Agência da Caixa para assinar o contrato.
Agora o comprador deve providenciar o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
- Cartórios de Registro de Imóveis: Exigem o comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), documento emitido pela Prefeitura Municipal ou órgão competente.
O comprador deverá entregar na Agência da Caixa onde o financiamento foi concedido uma via do contrato de financiamento, devidamente registrado, juntamente com a certidão do cartório que ateste a alienação do imóvel à Caixa e a utilização do FGTS, se houver.
O dinheiro somente será liberado para o vendedor após entrega do contrato registrado e a conferência das informações relativas aos valores de financiamento, FGTS (se houver), dados de comprador(es) e vendedor(es) e do imóvel.
Saiba seus deveres ao contratar o Crédito Imobiliário CaixaA garantia por alienação fiduciária e atraso no pagamento das prestações do financiamento fazem com que até que a dívida do seu empréstimo seja paga, o banco fica como proprietário do imóvel, mas você tem a posse.
Quando a dívida é quitada, você passa a ser proprietário.
Mas se a dívida não é paga o banco tem o direito de ficar com o imóvel e vendê-lo.
E esse é o resumo da Cartilha do Crédito Imobiliário Caixa.
Para conferir mais sobre esse assunto, confira o próximo post aqui do Blog da DreamCasa e saiba outras dicas e detalhes referentes a como usar seu FGTS no Crédito Imobiliário e com o que você deve ficar atento antes de conseguir.
Confira lá!
Fonte: Cartilha de Crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere alugar casas em Niterói não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.