Apartamentos para Temporada - SC
Santa Catarina tem como capital a cidade de Florianópolis, essa é a região da ilha que está mais próxima ao continente. Ponto natural e pré-histórico de cruze á ilha.
Desde os antigos habitantes de mais de 5000 anos atrás até a chegada dos espanhóis e portugueses este cruze albergou os primeiros assentamentos de habitantes da região.
Geograficamente e pelas condições do mar, foi sempre um porto seguro para quem navegou pelo Atlântico Sul.
Espanhóis, Ingleses, Franceses e piratas de todas as nacionalidades utilizaram a Ilha de Santa Catarina como ponto de abastecimento e descanso das tripulações.
Hoje é a capital do Estado de Santa Catarina. Edifícios públicos e prédios históricos são concentrados nesta área bem perto um do outro fazendo do percurso a pé uma excelente opção de passeio turístico.
Seguindo uma linha histórico, podemos observar a praça central da cidade, hoje a “Praça XV “(Praça 15 de Novembro) ponto turístico e urbano central na cidade.
A catedral metropolitana e o Palácio Cruz e Souza também são considerados de semelhante importância.
Rodeada de prédios públicos como a Procuradoria da Fazenda Nacional, Secretaria do Estado da Fazenda, etc.
Não se pode também deixar de visitar a alfândega e o mercado central de Florianópolis, a antiga ponte Hercílio Luz que é o cartão postal da cidade, as ruas do casco antigo da cidade, a rua comercial Felipe Schmidt e Tenente Silveira, completando o percurso dando três voltas a centenária figueira da Praça XV cumprindo um velho ritual.
As opções de hospedagem no centro de Florianópolis se encontram localizadas em duas áreas urbanas bem definidas e diferentes. São estas: O centro comercial e a região da Avenida Beira Mar. O centro comercial tem as características de hospedagens de toda grande cidade.
Intensa movimentação durante o dia, durante a noite e finais de semana.
Basicamente este tipo de Hotéis são de grande categoria, alguns tem patentes internacionais, outros são de redes brasileiras.
De qualquer maneira os apartamentos e suítes oferecidos são amplamente satisfatórios.
Em geral é bem interessante se hospedar neles quando o visitante deve assistir a um congresso ou evento no Centro Sul.
A outra área de hospedagem central é a região da Avenida Beira Mar. Um pouco mais afastada do centro comercial e do Centro de Convenções Centro Sul.
Com tempo e disposição dá para ir até caminhando a área central e comercial da cidade. No entanto a hospedagem nesta região tem um perfil bem diferente.
Se trata de uma sub-região do bairro central onde sim moram muitas pessoas de alto nível econômico.
Os apartamentos e Hotéis que compõem dita orla marítima são de alto padrão. Além de uma vista maravilhosa da baía norte o bairro oferece uma movimentada vida social noturna.
Diversos restaurantes e bares convidam a um merecido happy hour ou a um jantar romântico. É sem dúvidas um ótimo bairro para se morar.
Se você deseja morar no Centro da cidade de Florianópolis saiba que não vai se arrepender. Por isso, veja abaixo mais sobre a cidade onde esse bairro se encontra.
Curiosidades sobre Florianópolis e Santa Catarina:
Florianópolis é a capital do estado sulista Santa Catarina. Esse estado se encontra na região sul do país e faz divisa com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.
A capital é conhecida como “Floripa” e está catalogada como do ano de 1673.
A cidade possui uma população é avaliada em 492.977 habitantes conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2018.
A área total territorial é estimada em 675,409 km² e faz limite com cidades como São José, pois a cidade fica em uma ilha e assim faz divisa apenas com outro município.
Outras cidades famosas do estado são Palhoça, Balneário Camboriú e Joinville. Florianópolis é o segundo município mais populoso do estado catarinense ficando atrás apenas da cidade de Joinville.
A cidade possui uma ótima qualidade de vida em relação as infraestruturas e recursos oferecidos, além do quesito ambiental, por ser uma cidade litorânea e que conta com uma grande vegetação é ótima também para a saúde e bem-estar.
Possui praias nacionalmente famosas e também enseadas, baías e lagoas.
É estimado que a cidade possua mais de 100 praias que foram contabilizadas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) no ano anterior.
Por conta disso recebe milhares de turistas anualmente em altas temporadas como as férias e o verão.
Na economia o município de Florianópolis lucra com o turismo, como dito acima, com o comércio e o setor de serviços em geral.
Já na saúde possui UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidade Básica de Saúde) e hospital público. Mas há todas essas opções também no setor privado.
Para a educação a cidade catarinense conta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dois campos do Instituto Federal de Santa Catarina e de dois campos da Universidade do Estado de Santa Catarina, assim como outras instituições de ensino superior, técnico e profissional em geral.
Uma cidade com total infraestrutura e que está sempre em constante crescimento.
Uma belíssima cidade do Brasil e ótima capital que atrai diversos turistas durante e o ano e oferece total recursos e qualidades para quem deseja viver ali.
Saiba que antes de ser chamada de Florianópolis, a capital já possuiu vários nomes. Era chamada de Porto dos Patos pelos holandeses e Meiembipe pelos índios Carijós.
Já foi também a Ilha de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro e apenas Desterro.
Em 1894, passou a ter o nome que tem hoje, em homenagem ao presidente Floriano Peixoto. Hoje, a cidade tem até apelido: Floripa, e seus moradores podem registrar domínios de internet com a terminação floripa.
Os primeiros habitantes de Florianópolis que se conhece são os sambaquis, que estiveram por lá cerca de 4.800 a.C.
Na época da colonização europeia, os moradores da ilha eram os índios Carijós. Além disso, no século 18, a imigração de portugueses açorianos tomou conta da cidade, trazendo junto os primeiros baleeiros para a ilha, assim como a caça de baleias
Com a imigração portuguesa, o litoral de Santa Catarina foi ganhando diversas fortalezas para tentar evitar qualquer tipo de invasão espanhola.
Em Florianópolis, há importantes fortalezas da época, como a Santa Cruz, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio
Florianópolis é também chamada de Ilha da Magia e isso não é por conta de suas belezas locais. Há inúmeras lendas na região que envolvem a presença de bruxas, que teriam chegado em Florianópolis a partir da colonização açoriana, além de lobisomens.
Uma das histórias envolve a praia de Itaguaçu, que teria sido o local de uma festa de tais seres fantásticos
As ostras consumidas no Brasil são em grande parte extraídas no litoral de Santa Catarina, vindo muitas vezes da cidade de Florianópolis.
A capital também é forte produtora de tainha e casquinha de siri, elementos que fazem parte da culinária local.
Ao contrário do que muitos pensam, Florianópolis não é a cidade mais populosa de Santa Catarina. A mais populosa é Joinville, no Vale do Itajaí, com 555 mil habitantes em 2015. Florianópolis possuía 461 mil habitantes no mesmo ano.
O bairro mais populoso da cidade é o Centro, seguido de Trindade, Capoeiras e Capivari. O menos populoso é o Morro do Peralta. A maior parte do território de Florianópolis fica na ilha de Santa Catarina, inclusive o centro da cidade.
A ligação entre a ilha e o continente é feita atualmente pelas pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz.
A ponte Hercílio Luz ganhou esse nome em homenagem ao engenheiro e político catarinense Hercílio Pedro da Luz.
Foi inaugurada em 13 de maio de 1926 para interligar a ilha à parte continental da cidade.
Os portugueses construíram vários fortes no litoral de Santa Catarina para proteger a colônia dos espanhóis.
Alguns foram erguidos em Florianópolis, como o Santa Cruz, Nossa Senhora da Conceição, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio.
Um dos pontos turísticos mais badalados de Florianópolis durante a alta estação é a Lagoa da Conceição.
Em virtude da pouca profundidade, muitos pais gostam de levar as crianças para se divertir lá. À noite, o chamado Centrinho da Lagoa atrai boêmios e turistas para curtir os bares e restaurantes locais.
Você sabia que existe uma praia de nudismo em Florianópolis? Chamada de Praia da Galheta, ela fica próximo à Praia Mole.
Está dentro de uma área de preservação ambiental e é protegida dos olhares curiosos por um morro.
Os frequentadores praticam o naturismo desde a década de 70. Ao contrário da Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, onde a nudez é obrigatória, lá só tira a roupa quem quer.
A badalada praia de Jurerê Internacional é famosa pela grande quantidade de mansões e automóveis de luxo que circulam por lá durante a alta estação.
Os clubes noturnos atraem jovens ricos e pessoas sofisticadas. Quase vazia durante a baixa temporada, ela chega a atrair até 1 milhão de pessoas durante o réveillon.
A Praia Mole atrai especialmente surfistas. É frequentada sobretudo por gente jovem, disposta a curtir uma onda e paquerar. Pessoas com mais de 40 anos são praticamente minoria por lá.
Floripa, como é chamada, é uma das cidades preferidas pelos turistas argentinos que querem passam o verão no Brasil.
A praia que atrai mais turistas do país vizinho é Canasvieiras.
Florianópolis ficou em terceiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado em 2013 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Ao contrário do Vale do Itajaí, onde o sotaque da população é típico do sul, Florianópolis possui sotaque português.
O motivo é simples: enquanto o Vale do Itajaí foi colonizado por imigrantes oriundos da Europa continental, o litoral catarinense foi sobretudo por imigrantes açorianos.
O litoral de Santa Catarina é responsável por 90% das ostras consumidas no Brasil. Ao lado da tainha e da casquinha de siri, a ostra representa a culinária típica de Florianópolis.
Para apreciar esse fruto do mar, o melhor lugar na cidade é o Mercado Público de Florianópolis.
Com todos esses motivos e sabendo da total qualidade de morar em uma cidade como Florianópolis veja abaixo sobre o mercado imobiliário do local e quais são os imóveis e suas caraterísticas mais procuradas.
Mercado imobiliário de Florianópolis:
Quem passa pelas ruas da Grande Florianópolis pode constatar o crescimento na oferta de imóveis.
A quantidade de prédios novos impressiona até mesmo quem atua há anos no segmento.
Este momento singular no mercado imobiliário é importante para estabilizar os preços e favorecer o locatário, que poderá encontrar imóveis que atendam exatamente àquilo que está procurando.
Levantamento da Rede de Locações Catarinense nas 16 maiores cidades do Estado retrata essa realidade. Houve um aumento de 21% na oferta de imóveis nos últimos 12 meses.
A demanda não ficou para trás e registrou um acréscimo de 17,5%. Ele explica que os números demonstram estabilidade do setor e dos valores do aluguel.
O aumento no aluguel no último ano ficou em torno de 7%. Em alguns casos, como das salas comerciais, o preço nem acompanhou o índice de inflação e se manteve estável.
O maior percentual de vendas e locações de imóveis ainda é para a região central de Florianópolis, porém, o Norte da Ilha e a região continental tiveram incremento.
Por isso, os aluguéis são mais buscados e principalmente no setor de casas. Casas de diferentes características, tamanhos e tecnologias.
Possuindo diversas opções de quantidades de quarto, banheiro, cozinha em diferentes estilos como o americano, vagas para automóveis, espaço gourmet com churrasqueira, espaço de área aberto com paisagismo e muito mais.
Locais que são moradas de diversas famílias com crianças, casais em início de vida e idosos que buscam um maior conforto para descansar dos vários anos de vida e trabalho.
Locais com total qualidade e segurança, além de praticidade que facilita demais o dia-a-dia de todos.
Se você deseja saber mais sobre locais como esse por todo o Brasil, acesse a página inicial do blog Dreamcasa.
Fique sempre ligado em novos conteúdos com dicas, sugestões, passeios, bairros e cidades de todo as áreas do país.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere temporada apartamentos em - SC não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.