Apartamentos à venda Praia da Costa, Vila Velha
Na internet já existem diversas informações sobre Vila-Velha e seu principal bairro, o Praia da Costa ( o bairro possui uma shopping com o mesmo nome) e o objetivo do artigo de hoje é desvendar o que não está na internet: existe uma região dentro do bairro que se chama “Parque das Castanheiras” e é considerada pelo mercado imobiliário uma região nobre dentro do bairro mais caro do município e um dos mais valorizados do estado, ou seja; o local mais desejado para se morar da cidade.
E o glamour da região fica muito evidente quando se pesquisa os imóveis para venda ou locação da Praia da Costa, frases de efeito como: “More no coração da Praia da Costa” ou “Apartamento à venda no Parque das Castanheiras” são muito comuns.
Mas o fato é que não existe oficialmente um “Parque das Castanheiras”, a região central do bairro começou a ser chamada assim de alguns anos pra cá e a moda pegou de tal maneira que hoje influencia e muito no mundo imobiliário.
Para se ter uma dimensão melhor do que se tornou a região, a casa oficial do governador do estado é situada na região próxima do “Parque das Castanheiras”, o prefeito da cidade também reside na localidade, dentre outros ilustres moradores, campeões nacionais de vôlei, lutadores famosos de MMA, juízes e desembargadores na ativa ou aposentados, dentre outros.
E é totalmente compreensível o fato de as pessoas desejarem tanto morar na localidade, pois o Parque das Castanheiras tem personalidade própria, os moradores são em sua maioria pessoas gentis e muito educadas, famílias, pessoas engajadas em causas sociais, que gostam de ajudar o próximo, que se envolvem na política e críticos em relação aos que não contribuem para o bem comum.
Um exemplo disso são as lixeiras feitas de pneus encontradas na orla da praia: depois de muitos anos vendo a orla sem lixeiras, mesmo tendo pedido incansavelmente a prefeitura, não havendo uma ação da administração, os moradores colocaram a mão na massa e fizeram por conta própria as lixeiras ecologicamente corretas, feitas de material reciclado.
Outra iniciativa louvável dos moradores é o “pega sacolas” instalado em várias árvores, a dinâmica é a seguinte: saiu com seu pet sem sacolinha, sem problemas! Você retira uma e na próxima vez que levar seu bichinho para passear leva uma sacola extra e faz a reposição para o próximo morador que precisar.
São muitas peculiaridades que tornam esse lugar único no mundo e não caberia tudo neste artigo.
Mas não podemos deixar de citar a feira orgânica realizada todos os sábados no coração do Parque das Castanheiras.
A feira é muito valorizada pelos moradores, pois condiz com seu estilo de vida saudável e é um ponto de encontro de seus frequentadores.
Ir até a feira orgânica sábado de manha é como se inicia o final de semana de quem vive ali.
Os moradores aproveitam para se refrescar com um suco detox servido barraca Uso Fruto presente desde o início da feira nessa região, já virou tradição.
Na praia existem diversas atividades, desde hidroginástica para a terceira idade, escola de vela, escola de natação como do tradicional Cube Libanês.
Ainda é possível encontrar uma feira livre de artesanatos e a bendita barraca de d.o.c.e.s (quem já visitou região sabe do que estamos falando!) uma perdição.
Ultimamente ganharam espaço na orla os Food Truck’s, que oferecem de tudo, até comida Italiana na beira do mar.
Existem diversos comércios tradicionais na região que já se tonaram parte do lifestyle dos moradores, como a padaria Monte Líbano por exemplo. Todos os moradores do Parque das Castanheiras passam pelo menos uma vez ao dia para comprar o delicioso pãozinho da Monte Líbano!
À um passo de distância dali está a academia Ponto Sports que também está há muitos anos na região e fomos em busca de informações para entender como a região começou a ser chamada assim... A resposta mais comum foi: Antigamente existiam muitas árvores do tipo “castanheira” na região, o que pode ter originado o nome. E de fato, até hoje a região é bem arborizada e ainda existem muitas castanheiras em volta dos edifícios e raras casas.
Conversamos ainda com diversos moradores que estão a mais de trinta anos fixados na região mais nenhum deles soube dizer ao certo como a região começou a ser chamada assim.
Fomos até a Canal construtora, uma tradicional construtora imobiliária que possui muitos empreendimentos no bairro, e nem mesmo lá encontramos todas as respostas.
Visitamos ainda o Clube Libanês que está a muitas décadas da região e um professor de natação começou a desvendar para nós o mistério...
Ao lado do clube fica a academia Moviment, a quase vinte anos funcionando e um dos personal traines nos ajudou bastante, fez até um “mapa” de onde era originalmente o Parque das Castanheiras. Mas também não soube dizer com precisão a origem do nome.
Por fim, encontramos duas típicas moradoras da região, com vestimentas frescas de banho, seus carrinhos de compras parado ao lado e descontraídas consumindo um delicioso pastel a beira mar. E uma delas, a gentil personal trainer Izabel, uma mulher elegante e madura que cresceu na região nos ajudou a preencher as lacunas da história:
Palavras dela: “O Parque das Castanheiras antes era um conjunto residencial de casas, onde no centro de cada quarteirão de casas tinha um parquinho infantil.
As casas eram em volta do quarteirão e no centro tinha o parquinho. Eu tive muitas amigas que moraram lá. E em volta desses parques tinham muitas castanheiras. Então ficou “Parque” porque cada quarteirão de casas possuía um parque no centro. Hoje em dia inclusive os parques não existem mais. A grande maioria das casas foram vendidas para incorporadoras e a região verticalizou radicalmente.”
Ainda segundo Izabel, a região do “Parque das Castanheiras” originalmente começava no final da avenida Hugo Musso onde ficam as instalações do exército e vindo em direção a orla da praia e finalizava próximo ao Edifício Maison de Soleil, inclusive o edifício já seria fora do original Parque das Castanheiras.
Segundo um ex morador que cresceu no “Parque”, a região antigamente era composta por um valão e ruas de lama que provinham de manguezais e ninguém queria morar na região por esses motivos.
Por volta da década de 80 a prefeitura começou a aterrar as ruas e colocar os primeiros pavimentos.
Havia no centro da localidade uma extensa área e a residência da família Coser, tradicional família do estado, e acredita-se que a região começou a ser estruturada por interesses dos Coser.
Uma outra curiosidade que o Lucas nos contou é que os moradores tinham um carinho todo especial com as castanheiras e que davam até nome a elas. Era como se cada casa, cada família, tivesse sua própria árvore de estimação.
O ex morador ainda conta que os residentes trançaram uma das árvores quando era pequena, de forma que o tronco ficou todo entrelaçado e era chamada de “árvore maluca”, que logo virou ponto de referência.
E nos dias de hoje é possível ver em diversas dessas árvores um manto de crochê, feito e colocado pelos moradores numa intenção quase subconsciente de protegê-las.
A valorização da região:
Para começar a belíssima praia de águas limpas e extensa faixa de areia, depois pelos belos cartões postais que podem ser apreciados de casa, como a Terceira Ponte, o Morro do Moreno e o famoso Convento da Penha.
Segundo Informações da Canal Construtora, do total de lançamentos alto padrão no estado, mais de 70% são na Praia da Costa.
Hoje, para o mercado imobiliário, o “Parque das Castanheiras” é mais extenso que originalmente. Algo entre o Morro do Moreno e o Início da Hugo Musso, passando pelo exército e subindo de volta até a Praia do Ribeiro, onde está a residência oficial do Governador. Se esticaria ainda pela a orla, do clube Libanês até a altura da Padaria Monte Líbano.
Curiosidades sobre os pontos turístico locais que você provavelmente não sabia:
1 – Reza a lenda que dezenas de trabalhadores foram soterrados vivos na construção da terceira ponte e que seus corpos não foram resgatados, ficando incorporados a construção.
2 – Conforme historiadores o convento da Penha foi construído no alto do morro devido ao fato de a imagem de N.S da Penha aparecer misteriosamente no topo do morro diversas vezes.
3 – No Morro do Moreno é possível encontrar diversas espécies de animais e de plantas, mas o que poucos sabem é que existe grande quantidade de tarântulas coloridas em meio as trilhas, sem contar espécies de preguiça em extinção.
4 – Que a melhor trilha para subir o Morro do Moreno é pela trilha da Raiz!
Uma coisa tipicamente da região é a reunião diária das mães, babás e avós em frente a praia, protegidas pela doce sobra de uma castanheira, levam seus pequenos para brincar todos os dias na areia até por volta das 11hrs. A árvore é uma espécie de “point das mães”.
Além de uma orla belíssima, de águas limpas e próprias para banho, a Praia Da Costa conta com diversos restaurantes alto nível em especial de frutos do mar, culinária italiana e muito mais.
No Bairro existem hotéis de frente para o mar que oferecem um nível de hospedagem para turista nenhum botar defeito.
Mas o que poucas pessoas que não residem na região sabem é que do bairro se pode contemplar dois dos três principais cartões postais do estado, sendo um a terceira ponte e o outro o famoso Convento da Penha.
Por se encontrar próxima a capital Vitória a cidade de Vila-Velha recebe muitas pessoas que se tornam seus moradores por querer morar em uma cidade com ótimos recursos e infraestrutura e que irá suprir as suas necessidades ou da família, ainda podendo estar em um ambiente com mais contato a natureza, com menos poluição e uma melhor qualidade de vida.
A maioria dos imóveis encontrados na cidade de Vila-Velha que essas pessoas que desejam morar na cidade buscam, são apartamentos, esses são encontrados em edifícios residenciais e muitos estão localizados no bairro Praia da Costa, um dos melhores bairros do município que dispõe de muito recursos que supram as necessidades do dia-a-dia de qualquer pessoa. Um bairro bem localizado e com ótima infraestrutura em uma cidade paradisíaca é como viver em um lugar dos sonhos.
Informações gerais sobre a cidade:
“A cidade de Vila Velha é um município que se encontra na região litorânea do estado do Espírito Santo e está também na grande metrópole da capital Vitória. Consta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que a cidade possui 486.208 habitantes conforme os dados realizados no ano de 2018. Além de ter sua área total territorial avaliada em 209,965 km². E tem como cidades de limites territoriais: Cariacica, Guarapari, Viana e Vitória que está a 12 km de distância do município.
Por se tratar de uma cidade litorânea as temperaturas médias anuais do município variam entre de 24° graus de mínima e 28° graus de máxima. Ainda em relação a clima é catalogado que a cidade possui vegetação original da Mata Atlântica e é uma cidade muito arborizada onde a natureza prevalece e traz belezas diversas. A cidade possui belíssimas praias e recebe turistas e visitantes que vem ou de outras regiões do país ou das proximidades das cidades encontradas ainda no estado, principalmente na alta temporada onde se encontra o verão, as férias e festas de fim de ano.”
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda apartamentos em na Rua Vinícius Torres - Praia da Costa , Vila Velha - ES não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.