Saiba porque vale a pena comprar apartamento na Ponte do Imaruim
Um bairro em pleno desenvolvimento e expansão, Ponte do Imaruim fica localizado em Palhoça, no litoral de Santa Catarina, muito próximo à divisa com a cidade de São José.
A cerca de apenas 20 quilômetros da capital Florianópolis, o bairro é uma excelente opção para quem busca morar próximo de tudo, com a tranquilidade de viver em um bairro com boa infraestrutura.
O seu nome tem origem no rio que corta o local, o Rio Maruim, que tem cerca de 40km de comprimento e divide Palhoça e São José. O nome vem do tupi-guarani, pela presença de mosquitos “imarohy” nos banhados.
Historicamente, foi a primeira localidade da cidade a ser ocupada por povoados, há cerca de 3.000 anos.
Por sua constante expansão, sendo o maior bairro da cidade, Ponte do Imaruim é popularmente chamada de “Capital de Palhoça”, justamente por contar com grande variedade de opções de serviços, comércio e lazer.
Então, se você está pensando em se mudar para o bairro e está em busca de um apartamento à venda na região, vamos te apresentar todas as vantagens de se tornar um morador do local.
O bairro possui ares de capital e conta com fácil acesso. As Avenidas Elza Lucchi e Aniceto Zacchi, além da Rua João Born são as principais vias de ligação com o centro da cidade e a BR-101, levando também a outros bairros.
Com cerca de 40 mil habitantes, segundo o IBGE, também conta com boas opções de transporte, contando com terminal de ônibus que facilita a mobilidade para outros locais.
Ou seja, morar na Ponte do Imaruim é ter acesso facilitado a tudo que você precisa para o seu dia a dia, tanto no bairro quanto na vizinhança.
Em termos de educação, o bairro possui opções tanto para o ensino básico quanto para quem busca graduação ou especialização, pois tem várias escolas e universidades públicas e privadas.
Encontre o imóvel perfeito
E se você está pensando em comprar apartamento no bairro, é possível encontrar imóveis com valores que vão desde R$ 175.000,00 até R$ 689.000,00 e com diversas configurações.
Entre os de menor valor, estão um apartamento localizado em condomínio fechado, com estrutura completa para toda a família, tendo elevador, salão de festas, portaria 24h, piscina e academia sem sair de casa.
O apartamento de 2 dormitórios contém sala e cozinha, área de serviço, sacada com churrasqueira, banheiro social e 01 vaga de garagem.
Com excelente localização, fica próximo a mercado, unidade de saúde, escola, banco, farmácia e comércio em geral.
Já em um valor intermediário, é possível encontrar apartamento também em condomínio, localizado na Avenida Elza Lucchi, com salão de festas e playground na cobertura, ótimo padrão de acabamento e portaria eletrônica 24h.
Nesse caso, o imóvel é novo e possui 2 dormitórios, sala e cozinha amplas, sacada com churrasqueira e vaga de garagem coberta.
Entre as opções mais caras, encontramos um excelente apartamento à venda com 106 m² de área privativa, 3 dormitórios, sendo 1 suíte, banheiro social, sala de estar ampla, sacada com churrasqueira, cozinha e área de serviço.
O apartamento ainda inclui ar condicionado em todos os ambientes, móveis planejados e eletrodomésticos inclusos.
E mais: o condomínio conta com lazer completo, tendo academia, jardim, playground, salão de festas, bicicletário, elevador e portaria 24h, além de vaga de garagem coberta.
Como é morar em Palhoça
Agora que você já conhece Ponte do Imaruim, vamos te apresentar um pouco mais sobre a cidade de Palhoça e todas as vantagens que irá encontrar caso decida morar na região.
Município localizado na região metropolitana de Florianópolis, Palhoça faz divisa com as cidades de São José, Santo Amaro da Imperatriz e Paulo Lopes, banhada pela baía sul da Ilha de Santa Catarina e o Oceano Atlântico.
Fundada em 1793, com tradições açorianas, a cidade pertenceu por um tempo ao território de Desterro (nome antigo de Florianópolis) e depois a São José, sendo emancipada somente em 24 de abril de 1894.
Conta uma economia diversificada, mas tem como alguns dos destaques o comércio, a indústria e, na região sul, a pesca e o turismo.
Palhoça é uma das cidades que mais se desenvolve em Santa Catarina e a população, segundo estimativa do IBGE em 2021, é de 178.679 pessoas, o que faz dela a 10ª no ranking das mais populosas do estado.
Em relação à educação, Palhoça tem diversas opções de ensino público e privado, tanto para o ensino básico quanto para o superior. Além disso, fica a poucos minutos da capital, onde está a maior universidade do estado, a UFSC.
O transporte e acesso à cidade também são facilitados e a locomoção principal são os ônibus urbanos, com diversos terminais e linhas que levam para todos os bairros e também para a vizinha Florianópolis.
Palhoça é uma cidade turística, contando com muitas atrações naturais, que atraem visitantes especialmente durante a alta temporada de verão e tem um dos maiores mangues da América do Sul.
Conheça alguns dos principais destinos turísticos na cidade
Praia do Sonho: Com beleza exuberante, mar calmo e muita natureza, é um destino perfeito para quem quer descansar ou praticar esportes na extensa faixa de areia.
Também é possível realizar passeios até as Ilhas de Araçatuba e das Três Irmãs, além de visitar o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Ponta do Papagaio: Local mais badalado, com diversos bares e restaurantes para quem gosta de se divertir. Há também a Ilha do Papagaio, espaço propício para a prática de esportes e trilhas.
Praia da Pinheira: Natureza exuberante, trilhas e corridas sazonais fazem parte das atrações da praia, que está protegida e localiza-se dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Guarda do Embaú: Conhecida em todo o Brasil como uma das 10 praias mais bonitas do país, com destaque para o surfe. Um verdadeiro paraíso com águas cristalinas, muitas trilhas e paisagens de tirar o fôlego. Lá, também é possível visitar o Vale da Utopia.
Cachoeiras: Mais uma das atrações naturais de destaque na cidade, as cachoeiras são outra opção para quem quer aproveitar bons momentos junto à natureza.
Algumas das mais conhecidas são: a Cachoeira do Pontal, que fica no Morro do Cambirela; a Cachoeira do Araçá, que deságua no Rio Cubatão; a Cachoeira do Maciambú, localizada na sede do Parque Estadual Serra do Tabuleiro e a Cachoeira do Sertão do Campo.
Folclore
Algumas tradições culturais são mantidas na cidade, vamos conhecer?
Festa do Divino Espírito Santo - Uma família da cidade é sorteada para ser a festeira, representando a coroação dos imperadores que era realizada na época do Brasil imperial.
No dia da festa, um cortejo com banda e muita música anda pelas ruas da cidade, acompanhados do casal de imperadores e pagens. A celebração inclui missa, barracas, fogos, leilão e baile.
Bandeira do Divino - Semanas antes da festa, pessoas percorrem a cidade colhendo ofertas para a realização do evento.
Acompanhados por uma mulher que leva a bandeira do divino, presa a um mastro de dois metros de altura. O cortejo é acompanhado de música.
Boi de mamão - Com música, a dança folclórica é uma representação da vida campestre, com personagens como boi, cavalo, cavaleiro, curandeiro, urubu e cantadores, entre outros.
Terno de Reis - Realizado sempre entre o Natal e o dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia dos Reis Magos, os ternos de reis são um grupo de pessoas que percorrem as casas, fazendo apresentações musicais e arrecadando dinheiro ou bebidas.
Outras atrações turísticas
Palhoça também conta com outras atrações turísticas e históricas para serem visitadas na região central. Vamos conhecer algumas?
Quadrante Solar: O Relógio do Sol, como é conhecido, fica localizado na Praça 7 de Setembro, no centro da cidade de Palhoça.
Ele foi construído por um artista uruguaio, Felix Carbajal, por volta dos anos 1999 e foi um dos últimos da carreira do artista, que construiu relógios assim por toda a América.
Prédio Centenário: Localizado na Avenida Barão do Rio Branco, em estilo colonial português, foi construído em 1894. Nele, foram instalados a prefeitura, a câmara de vereadores e a sala de audiência de autoridades.
Atualmente, é usado apenas pela prefeitura.
Igrejas: As Igrejas Matriz Senhor Bom Jesus de Nazaré e Nossa Senhora do Bom Parto também são atrações na cidade.
A primeira, construída em 1921, foi confiada aos padres franciscanos.
Já a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto é a capela mais antiga de Palhoça, fundada no ano de 1868.
Se você pensa em morar na Ponte de Imaruim, em Palhoça, Santa Catarina, já sabe tudo o que irá encontrar na região. Que tal agora encontrar um apartamento do jeito que você precisa? O DreamCasa conta com mais de 80 opções. Busque já!
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda apartamentos em na Alameda dos Ipês - Ponte do Imaruim , Palhoça - SC não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.