Imóveis à venda - PR
O estado do Paraná está localizado na região sul do Brasil e destaca-se com uma das melhores qualidades de vida do país.
Paraná é um Estado brasileiro localizado na Região Sul, tem como capital a cidade de Curitiba que é considerada uma das melhores em qualidade de vida, nessa vivem cerca de 1.751.907 habitantes.
Conforme estimativa populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Paraná possui 10.444.526 habitantes que residem nos 399 municípios, ocupando uma área de 199.316,694 km2, o gentílico de quem vive no Paraná é paranaense.
O território do Paraná é constituído por diversas composições naturais que refletem nas paisagens.
Para compreender a atual configuração da área estadual é de suma importância a realização de uma análise dos principais elementos que compõe o arranjo paisagístico da região.
Relevo: O Estado apresenta basicamente superfície plana, dispostas em grande altitude com planaltos escarpados. Ao longo da área paranaense é possível identificar cinco unidades de relevo:
Baixada litorânea: Formada por uma superfície plana, em alguns lugares alternam entre plano e elevado.
Serra do Mar: É formada a partir de imensos paredões verticais direcionados para o Oceano Atlântico, é justamente nesses locais que os pontos mais elevados do Estado são apresentados.
Planalto de Curitiba: Esse planalto possui uma elevação média de 900 metros, nele prevalecem rochas que demonstram duas variações, oscilações ou cristas geológicas.
Planalto de Guarapuava: É o maior planalto do Paraná, é constituído por lavas solidificadas, desse modo, o conjunto de rochas presentes são magmáticas, na região as altitudes variam entre 300 e 1.250 metros.
Clima: No Paraná, o clima predominante é o subtropical, embora haja uma restrita área de tropical com verões quentes e invernos rigorosos, sua capital é a cidade mais fria do país, pois apresenta temperatura média anual relativamente baixa.
Os índices pluviométricos no Estado atingem 2.000 mm anuais, as chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, a temperatura média estadual é de 19ºC.
Vegetação: A cobertura vegetal do Estado é formada por Floresta Tropical, Floresta Subtropical e Campos.
A Floresta Tropical faz parte da Mata Atlântica, consiste em uma vegetação tipicamente brasileira que cobre boa parte do território, em especial a parte litorânea. A Floresta Subtropical é composta por vegetação latifoliadas, coníferas, cedro e erva-mate, denominada de Florestas das Araucárias.
Os campos se estabelecem de forma dispersa no território, existem dois tipos, Campos Limpos (9% do território) e Campos Cerrado (cerca de 1% da área estadual).
Hidrografia: Muitos rios paranaenses escoam suas águas diretamente no mar, outros vão a sentido oeste e são afluentes do rio Paraná. O Estado do Paraná possui em seu território cinco bacias hidrográficas.
Economia do Paraná:
A economia do Paraná é bastante diversificada e seu alicerce está na agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal e indústria.
As atividades econômicas do Estado do Paraná são bastante variadas, por causa disso esse consegue se enquadrar entre os Estados de melhores economias, ou seja, os mais ricos. A economia paranaense está alicerçada na agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal e indústria.
Agricultura: O solo paranaense é fértil, favorecendo a atividade agrícola. O Estado produz uma grande variedade de culturas, se destaca como importante produtor de trigo, milho, soja, algodão e café.
Pecuária: Na atividade pastoril a criação de bovinos se destaca, contendo um numeroso rebanho, além de ser um grande produtor de suínos, destaca-se também na produção leiteira, de ovos, de bicho-da-seda, entre outros.
Mineração: O solo paranaense abriga enormes e diversificadas jazidas de minérios, os principais são: ouro, cobre, minerais nobres, além de outros como a areia, argila, calcário, caulim, dolomita, talco, granitos, mármore, chumbo e ferro.
Extrativismo vegetal: Esse tipo de atividade consiste em retirar da natureza itens vegetais com fins econômicos, com isso, as principais árvores exploradas são os pinheiros paranaenses (Araucária Angustifólia).
Indústria: Curitiba concentra uma cidade industrial que atua na indústria automobilística, metalmecânica, cimento, cerâmica, montagem de máquinas, tecidos, frigoríficos, além das agroindústrias que transformam produtos primários, como soja, milho, carne suína e madeira.
O parque industrial paranaense reúne, aproximadamente, 24 mil empresas, que geram resultados que superam a média nacional no ramo.
A Prefeitura de Cambé está desenvolvendo projetos para revitalizar os espaços públicos da cidade. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando a limpeza e recuperação de fundos de vale da cidade, canteiros e praças. As equipes estão recolhendo entulhos descartados ilegalmente como materiais de construção, pneus e móveis velhos, e urbanizando esses espaços por meio da construção e jardinagem de canteiros e meio-fio.
Segundo o secretário municipal do meio ambiente, José Roberto Mattos Amaral, o objetivo desse trabalho é conscientizar as comunidades sobre os problemas do descarte ilegal em terrenos vazios. “O nível de lixo descartado de forma irregular vem diminuindo a cada passo que o projeto avança”, afirma o secretário. Um exemplo é a região do entorno da mata do Ana Rosa, que após receber as melhorias já apresenta baixo nível de descarte irregular.
Para dar continuidade no trabalho da manutenção e revitalização desses espaços, o Programa Amigos da Praça vem crescendo na cidade. O Programa, que foi criado em 2017, já conta com 15 parceiros. Segundo Silmeri Patrícia Rossi, diretora de Desenvolvimento de Programas e Projetos, já é possível colher os frutos da parceria entre o poder público e privado através dos Amigos da Praça. “Vemos que o interesse das empresas privadas em adotar um espaço público da cidade tem crescido. Isso é essencial para conseguirmos manter esses locais sempre limpos e agradáveis para a comunidade”,
Crescimento econômico: O município de São José dos Pinhais tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná. E isso não ocorre por acaso. Entre as razões, estão a localização estratégica, a infraestrutura e a mão de obra qualificada, que despertam o interesse e dão segurança para que os empresários se instalem na cidade. Além disso, os empreendedores encontram na administração pública uma aliada dos seus negócios, oferecendo uma série de benefícios para a vinda de novos investidores e para manter os que aqui estão.
O fortalecimento da economia municipal gera qualidade de vida à população de São José dos Pinhais, que hoje pode contar, por exemplo, com um comércio diversificado e capaz de suprir as necessidades dos são-joseenses.
História: São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná,criado através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852. A lei definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais.
O estabelecimento político da cidade se deu com a instalação da Câmara dos Vereadores, em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila foi elevada à categoria de cidade.
São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesorregião e a população em 2010 o número é superior a 263 mil habitantes. São José dos Pinhais é o município com a quinta maior área da Região Metropolitana de Curitiba.
São José dos Pinhais é o terceiro pólo automotivo do país, e também sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado do Paraná.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda imóveis em - PR não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.