Feng Shui no Trabalho: a Harmonia Melhora sua Produtividade 02 Jan 2018


O Feng Shui no trabalho pode favorecer o sucesso de seus projetos. Trata-se de uma técnica chinesa milenar que tem como base a energia vital que circula na casa. Harmonizar um espaço pode ser considerado uma arte e seus efeitos podem ser sentidos em diversos aspectos da vida. Com pequenas medidas, a energia do seu escritório pode contribuir (e muito) para a harmonia da seu trabalho.

O Feng Shui propõe ajudar a renovar as energias do espaço, eliminando as ruins e trocando-as pelas boas. Feng Shui é um termo de origem chinesa que, traduzindo literalmente, significa vento e água. São inúmeros os benefícios e os lugares onde se aplicam essa técnica milenar: Feng Shui no trabalho e em casa são os mais usuais.

Os principais objetivos do Feng Shui no trabalho

Antes de elencar os três principais objetivos dessa técnica, é importante que fique claro que cada análise é realmente única. O que serve para um lugar, pode não servir para outro, por isso, é vital que cada um faça a sua avaliação.

Veja os objetivos pretendidos através da aplicação do Feng Shui no trabalho:

  1. Conservar as boas influências do local e resguardar que elas fiquem e se distribuam pelo ambiente ou edificação;
  2. Tentar eliminar os efeitos negativos que possam estar influenciando o ambiente de trabalho;
  3. Colocar em prática ações capazes de auxiliar no bem-estar das pessoas, na harmonia do ambiente e que contribuam para a obtenção dos resultados desejados. 

A importância do Feng Shui no trabalho

Se tem um lugar essencial para se manter somente energias positivas, esse lugar é o seu  trabalho, o seu escritório. Usando as técnicas do Feng Shui no trabalho,sua rotina será mais eficiente e tranquila, terá um ambiente mais limpo energeticamente e estará ‘envolto’ a energias positivas, que consequentemente, atrairão bons fluídos.

E a aplicação do Feng Shui no trabalho não se resume apenas à empresa onde você trabalha ou ao seu escritório comercial. Também é muito aplicado no escritório de casa ou seu Home Office. É como se fosse uma extensão do seu ambiente de trabalho, o que na verdade é. Pensando dessa forma, melhor deixar todo ambiente que envolve seus negócios, equilibrado. Justamente, para atrair somente coisas boas, não?

Outra coisa a se destacar é que o espaço externo, o entorno, que também pode influenciar na energia. A questão é verificar se positiva ou negativamente. O que você precisa ter em mente é o que consegue atrair aplicando o Feng Shui: prosperidade no trabalho, ambiente mais harmonioso, produtividade elevada, colaboradores mais dedicados e producentes.

Quando se faz uma avaliação baseada no Feng Shui tudo isso é levado em conta, além de posicionamento dos objetos, alterações arquitetônicas e cores do Feng Shui no trabalho.

De qualquer maneira, o Feng Shui no trabalho busca dar uma orientação na vida profissional e no estilo de vida. Também é considerado benéfico em função da harmonia que proporciona entre os colaboradores, a estabilidade e a possibilidade de vislumbrar novos negócios e experiências. E o mais importante, o Feng Shui oferece prosperidade para o trabalho.

Os erros mais comuns e que prejudicam o Feng Shui no trabalho:

  • Guardar materiais antigos e objetos que não utiliza mais;
  • Relógios que não funcionam corretamente ou parados;
  • Fiação aparente;
  • Gavetas e armários desorganizados e cheios demais;
  • Manter objetos cortantes sobre a mesa.

Os elementos e as cores do Feng Shui no trabalho

O Feng Shui entende que tudo é regido por algum elemento e, no caso do trabalho, esse elemento é a água. O metal também favorece o ambiente profissional. A água simboliza renovação do ciclo. É um elemento maleável e penetrante, que incentiva a criatividade. Quando a água flui significa que está trazendo sorte, por isso, é essencial que o ambiente esteja bem equilibrado.

As melhores cores do Feng Shui no trabalho costumam ser o branco, o preto, o verde e o azul, mas isso depende da análise do ambiente no geral. De nada adianta sair pintando paredes sem saber a mais adequada para o local e como combiná-las com os objetos e móveis.

Mas é sempre útil saber a energia que cada cor é capaz de estimular no ambiente. Todas as cores podem favorecer os ambientes e de acordo com a necessidade das pessoas naquele momento:

  • Amarelo, vermelho e turquesa estimulam a energia;
  • Tons terrosos como marrom deixam a energia mais lenta;
  • Rosas, corais, verde claro e tons pastel acalmam as energias;
  • Vermelhos, violetas e dourados motivam a energia;
  • Castanho, branco e bege neutralizam a energia;
  • Laranjas e azuis vibrantes estimulam a criatividade;
  • Roxo e lilás ampliam a espiritualidade;
  • Rosas e vermelhos incentivam o romance.

Dicas para aplicar o Feng Shui no escritório

Confira abaixo dicas de Feng Shui para melhorar a energia da empresa ou do escritório:

Limpeza – É o primeiro passo. Limpe mesa, armário, gavetas e jogue fora tudo o que não tem mais serventia. Assim como a sujeira, acumular coisas que não terão mais utilidade deixa a energia negativa estagnada no local.

Organize sua mesa – A mesa de trabalho é fundamental para a circulação da energia no ambiente. O computador deve ficar no centro da mesa.

O lado direito pode ser dedicado aos objetos que simbolizem momentos ou pessoas especiais, pois é o canto dos relacionamentos. Este lado também tem a ver com a criatividade, portanto, para aumentá-la mantenha algum item de metal ou colorido lá.

Já o lado esquerdo representa a prosperidade. É recomendado manter desse lado um cristal multifacetado e objetos amarelos que representam a riqueza. Projetos e agendas também devem ficar ali. Reserve um espaço na mesa para uma luminária, pois este objeto tende a atrair sucesso.

Não exagere nos materiais deixados em cima da mesa. Mantenha somente o que usa normalmente. Ter uma pedra turmalina negra é um bom macete para afastar a negatividade do ambiente.

Plantas – Flores e plantas são ótimos artifícios para aplicar o Feng Shui. Elas puxam a energia negativa e evitam que você seja contagiado, sem contar o benefício em relação ao ar.

Porta de entrada – Objetos que reflitam, espelhos e mandalas, por exemplo, colocados na porta de entrada atraem sucesso.

Em resumo, para manter o ambiente de trabalho equilibrado, aplicando algumas tecnicas, não se esqueça:

  • Deixar o ambiente sempre limpo;
  • Manter a organização do ambiente, da mesa e dos documentos;
  • Não alinhar a mesa com a porta;
  • Evitar ter janelas atrás da mesa;
  • Usar fotos e espelhos para dar amplitude aos ambientes;
  • Ter flores nos ambientes;
  • Usar cores que simbolizam o que deseja, o amarelo que atrai a riqueza, e o vermelho que segura as energias negativas, por exemplo.

Esse post foi escrito pela equipe do Astrocentro, maior site de esoterismo do Brasil.

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para que você decorar sua casa.

FONTE: vivadecora.com.br