Saiba porque todo corretor imobiliário deve entender de decoração 16 May 2018


No mercado de imóveis, a meta é se destacar e criar diferenciais, por isso, entender de decoração pode surpreender seus clientes

Por melhor que seja seu desempenho profissional, um bom corretor de imóveis não pode se ater apenas a assuntos técnicos da sua área. Ter interesses variados e adquirir conhecimento sobre assuntos relacionados ao mercado imobiliário são diferenciais que podem te ajudar a fechar uma venda. E este é o caso da decoração de interiores e reformas, itens que conquistam os clientes e determinam a compra de um imóvel.

Isso acontece porque quando as pessoas visitam os imóveis limpos, vazios, dificilmente conseguem imaginar como o local ficaria decorado com mobílias e não conseguem visualizar as possibilidades certas no ambiente. Mas com um corretor instruído ao lado, que dá dicas e apresenta soluções, o cliente tem um consultor e passa a ver não só um imóvel, mas sim um lar.

Além disso, os conhecimentos de decoração podem ser usados a seu favor na hora de anunciar um imóvel. Para as fotos de anúncios, pequenos arranjos e arrumação no ambiente já fazem toda diferença na hora deixá-los mais atrativos.

Tudo começa com inspiração e referências. Anote pontos positivos de outros imóveis decorados, busque sugestões em sites e revistas especializadas em decoração e esteja antenado às novidades de arquitetura. Durante o contato com cliente, procure entender o estilo de imóvel desejado: clássico, moderno, rústico. Quando for fazer a visita, tente trazer elementos de decoração do estilo informado para dentro do imóvel. Saiba interpretar o estilo do cliente para dar dicas alinhadas com a linha de raciocínio do potencial comprador ou locatário.

Saber valorizar os próprios atributos da residência é uma das lições que mais podem te ajudar na venda de imóveis. As cores, por exemplo, quando claras podem aumentar o ambiente e quando escuras, reduzir.

Iluminação natural é essencial para qualquer decoração, independente de estilo e preferências. Muitos clientes procuram imóveis que valorizem a entrada de luz natural, por isso se antecipe e procure como destacar o ambiente com ela. Além da economia de energia, a iluminação natural favorece as cores e jogos de luz nos cômodos, além de dar aspecto de uma “casa saudável”.

Plantas também dão vida e modificam completamente a aparência do ambiente de forma prática. Dependendo do perfil do comprador, você mesmo pode fazer sugestões para o ambiente ou pode indicar a contratação de um paisagista para um trabalho mais específico, por exemplo. O importante é ter alternativas e sempre tentar criar opções para os clientes.

Para os clientes mais exigentes, porque não já levar imagens do imóvel com opções de decoração para visita? Use a tecnologia a seu favor. Hoje em dia existem diferentes tipos de aplicativos e programas que simulam a decoração de ambientes. Conhecendo o estilo do visitante, você pode criar suas versões e levar como sugestão, ajudando-o a visualizar os cômodos. Já outros aplicativos fazem o trabalho de guardar as medidas de cada espaço do imóvel, facilitando na criação de um projeto de decoração.

Mais do que encontrar a casa certa para seus clientes, você pode ajudá-lo a sonhar e visualizar a casa pronta. Com noções básicas de decoração, seu trabalho passa a ser valorizado e estimado por quem te contrata, gerando uma relação de confiança que muitas vezes se resulta na compra do imóvel.

 

Fonte:Imovelweb