Como melhorar sua imagem como corretor de imóveis através do marketing pessoal? 16 May 2018


Que tal melhorar sua imagem e fortalecer seu nome no mercado? Veja como o marketing pessoal pode ajudá-lo a modificar a forma como os outros o veem!

Quantas vezes, ao longo da sua vida, você ouviu falar que é o conteúdo que importa, não a aparência? Bem, no caso do corretor de imóveis, não é bem assim: ambos são extremamente importantes.

Do primeiro contato à construção de um relacionamento com o cliente, a imagem do corretor de imóveis é essencial para que ele tenha destaque entre a concorrência. Mas muito se engana quem entende por imagem apenas a aparência do rosto e das roupas.

Na verdade a imagem é conjunto de fatores que diz muito mais a respeito do profissional do que a maioria das pessoas imagina, por isso todo cuidado é pouco. Separamos algumas dicas para você usar o marketing pessoal a seu favor e criar diferenciais de peso na sua carreira.

O que é marketing pessoal?

Quem não é visto não é lembrado, certo? Mas será que basta ser visto e vale ser lembrado de qualquer maneira? Claro que não, afinal, seguindo outra máxima, a primeira impressão é a que fica. Para cuidar disso foi criado o marketing pessoal, desenvolvido para que profissionais de qualquer área sejam vistos de forma mais positiva.

Mais do que roupas bacanas e um bom corte de cabelo, o marketing pessoal é um conjunto estratégico de táticas que atribuem valor à sua imagem. Claro a boa aparência é fundamental o tempo inteiro. Mas a ideia, aqui, é ir um pouco mais longe.

Pense que você é sua própria marca e que ela deve ser fortalecida no mercado. Então coloque-se no lugar do cliente. Você confiaria um grande investimento a uma pessoa vestida inadequadamente? Vamos ser sinceros, seria até difícil prestar atenção em sua competência.

As roupas não precisam ser caras, mas devem estar limpas e bem passadas, de acordo com a ocasião e o clima. A dica, então, é vestir-se não como a pessoa que você é, mas como a pessoa que você quer ser. Olhe-se no espelho e só saia quando conseguir sentir confiança em você mesmo.

Pratique uma imagem de liderança

Preste atenção na sua postura. Verdadeiros líderes têm uma postura elegante, calma, olham de cima – não por cima. A liderança tende a inspirar pessoas, e é justamente isso que você precisa: ser uma fonte inspiradora para seu cliente, tornar-se uma referência.

Pratique a sua liderança todos os dias, preparando-se aos poucos. Leia livros sobre diversos assuntos relacionados ao mercado imobiliário, procurando estar pronto para dar soluções e descartar objeções com embasamento. Se for possível faça um coaching para corretores de imóvel.

Enquanto todos estiverem vendo problemas, veja e proponha soluções. Mas nunca de forma arrogante. Seja proativo e mostre-se um corretor de imóveis que se projeta à frente das situações negativas que possam vir a ocorrer.

A verdadeira liderança é passada de forma natural e calma. Por isso, controle sua voz. Ela deve ter personalidade, claro, mas no tom certo. Fale de forma pausada, em um tom que seja possível ouvir a cerca de 2 metros de distância. Pronuncie corretamente as palavras.

Evite gesticular demais. Regule seus gestos, olhe nos olhos, sorria com sinceridade – e saiba ouvir para saber o que falar. Uma boa imagem pessoal é construída de detalhes, inclusive a atenção que você dá tanto aos clientes quanto a seus influenciadores.

Atenção aos pequenos detalhes

Seja pontual. Esteja no local combinado com o cliente pelo menos 15 minutos antes da hora marcada. Tome um café, converse com o porteiro, faça hora. Lembre-se de que não é o cliente que tem que esperá-lo.

E pense bem: corretor de imóveis que chega atrasado já chega estressado, o que não é bom para seu marketing pessoal. Se acontecer, mantenha a calma e peça desculpas de forma sincera. Pontualidade não é favor, é responsabilidade.

Atenção ao vocabulário. Deixe as gírias de lado o máximo possível e evite totalmente palavras de baixo calão. Não faça piadinhas dúbias ou fale qualquer coisa que possa ter duas ou mais interpretações. Evite assuntos polêmicos, como futebol, religião e política, por exemplo. Evite opiniões pessoais: você está lá como profissional, e a sua imagem deve ser essa.

Divulgue-se. Use ferramentas de marketing pessoal que estão disponíveis online. Você sabe que hoje 90% de todas as transações imobiliárias começam na internet, então é lá que seus clientes estão também – e é lá que você deve estar.

Cuide de suas redes sociais, mas como o tempo do corretor imobiliário é curto, foque nas mais importantes, como Instagram e Facebook. Produza conteúdo relevante sobre o mercado, mostre sua expertise no assunto. Mas não fale apenas do próprio umbigo, seus clientes gostam de agregar valor através de assuntos relacionados.

Faça networking. Aumente sua rede de contatos pessoais e profissionais. Vá a eventos imobiliários, congressos, palestras, lançamentos, cursos e oficinas. Interaja e dialogue com outros corretores de imóvel.

Assim, aos poucos, você estará construindo uma forte imagem como corretor de imóvel, mas não ache que chegou ao fim. O marketing pessoal é um ato contínuo, que deve incluir sempre novas fontes de conhecimento. Leia, escreva, socialize-se – sem arrogância nem exibicionismo.