Como escolher um corretor para a equipe de vendas da sua imobiliária 09 Apr 2018


A gestão de uma imobiliária é uma atividade crítica e entre os principais desafios do gerenciamento de uma empresa como essa é a escolha de um bom corretor para fazer parte da equipe de vendas.

Esse profissional deve contar com várias habilidades e tem uma grande responsabilidade junto à imobiliária, por isso realizar uma boa contratação é fundamental para os resultados da empresa.

Não se preocupe, neste post nós vamos auxiliar você a entender como escolher um bom corretor, o que exigir desse profissional e como melhorar a sua equipe atual para aumentar os seus números. Confira!

O papel do corretor

O corretor de imóveis, profissional autorizado pelo CRECI, é responsável por uma série de atividades críticas dentro da rotina de compra, venda e aluguel de propriedades. Entre suas atribuições estão:

  • verificar a validade e veracidade de documentos relativos aos imóveis negociados pela imobiliária;
  • pesquisar e apresentar todas as certidões relativas à transação de uma propriedade, inclusive as ligadas às dívidas de um imóvel;
  • cumprir e zelar para que seja respeitado o código de ética dos corretores;
  • responder em âmbito civil e penal sobre qualquer dano que seja sofrido por um determinado comprador em relação ao negócio realizado.

Ou seja, o corretor de imóveis é o representante da imobiliária na realização de negócios de compra, venda e aluguel de imóveis. Sendo assim, é necessário que esse profissional esteja de acordo com as políticas praticadas na empresa.

Fica claro então que a contratação de um corretor de imóveis é uma atividade crítica, pois ele representará a marca da imobiliária junto aos clientes, além de ser um dos responsáveis diretos pela renda da empresa.

A equipe de vendas

A equipe de vendas é formada por todos os corretores da imobiliária e sua função é conseguir realizar o máximo de negociações possível para gerar renda para a empresa.

No entanto, essa atividade pode ser um tanto quanto complexa a depender do mercado de atuação e a localização da empresa. Por isso, a melhor opção é investir na contratação dos melhores profissionais para compor o seu time de vendedores.

É preciso observar uma série de itens, como a habilidade de vendas, organização, capacidade de cumprir prazos, facilidade de trabalhar em equipe, entre outras características que demonstrem que aquele profissional será uma boa aquisição para o time.

Como escolher um bom corretor

Para auxiliar você a escolher um bom corretor e melhorar os resultados de sua imobiliária, nós vamos listar algumas atitudes que podem ser tomadas. Acompanhe conosco:

Divulgue as vagas adequadamente

O primeiro passo para uma boa contratação é a divulgação das vagas nos canais adequados, afinal, não tem como o bom corretor visualizar a sua oferta de emprego se ela não for bem divulgada.

Opte por locais que são frequentados por corretores de imóveis, como sites especializados em compra e venda de propriedades, grupos específicos de discussão, como os criados no Facebook, entre outras opções de divulgação.

Outro ponto a ser observado nessa fase é a composição da oportunidade. Deve-se deixar claro quais são os requisitos para a vaga, evitando currículos que não cumpram aquilo que se espera.

Estabeleça critérios de seleção

Na hora de buscar por um bom corretor para a sua empresa é preciso estabelecer alguns critérios de seleção, entre aquilo que você considera mínimo aceitável e o que pode ser um diferencial.

Sendo assim, quando você começar a receber os currículos dos corretores interessados na vaga divulgada, já poderá começar a dividi-los de acordo com o seu nível entre o aceitável e o desejável.

Dessa forma, caso receba muitos currículos, você não perderá tempo com aqueles que não alcancem o mínimo exigido e poderá focar naqueles que apresentam algum tipo de diferencial.

Invista em treinamento

É claro que bons corretores não precisam ser encontrados apenas fora da empresa, no mercado de trabalho. É possível que você já conte com boas peças dentro de sua equipe.

No entanto, para auxiliar no florescer de certas habilidades, o correto é investir em treinamentos para que o profissional possa exercer todas as funções de corretor com o máximo de eficiência.

Essa opção é melhor do que buscar mão de obra fora da imobiliária, pois você já conhece o profissional, suas capacidades e potencialidades, evitando a contratação de alguém que não tenha o perfil da empresa.

Tenha uma boa remuneração e benefícios

Os melhores profissionais estão sempre em busca de novos desafios e são motivados por resultados. Para que eles se interessem pela vaga que você está disponibilizando é preciso contar com uma boa remuneração.

Afinal, os melhores querem e se prepararam para receber melhor. Mas, não apenas uma boa remuneração pode atrair os bons corretores, é preciso investir também em alguns benefícios que possam interessar.

Entre a lista de vantagens que podem fazer a diferença na hora de atrair os melhores profissionais para a sua imobiliária estão um plano de saúde, auxílio-educação, flexibilidade de horário, entre outros benefícios.

Diminua a rotatividade de profissionais

Algumas imobiliárias têm a capacidade de atrair bons profissionais, mas seu principal problema está em manter os corretores dentro da empresa. A rotatividade pode ser uma ameaça para os negócios.

É preciso desenvolver certas estratégias para motivar e manter os talentos encontrados durante as seleções na empresa. Entre as atitudes que podem ser tomadas para isso podemos destacar:

  • criar um ambiente de trabalho agradável;
  • comissões de acordo com o praticado no mercado;
  • transparência nas negociações;
  • investimento em práticas de integração da equipe;
  • confraternizações e reuniões especiais;
  • criação de metas possíveis e estimuladoras.

Quanto melhor o clima de trabalho dentro da imobiliária, maior será a probabilidade de que os melhores corretores continuem a fazer parte do time e ajudem o negócio a crescer.

A equipe de vendas é o motor da empresa e por isso seus integrantes devem ser os melhores profissionais do mercado. Investir na contratação de bons corretores é o primeiro passo para o sucesso da imobiliária.

 

Fonte:Mooving